Psicólogo cachoeirense lança livro sobre dependência química - Jornal Fato
Cultura

Psicólogo cachoeirense lança livro sobre dependência química

Silvestre cursa doutorado em Psicologia Social em Buenos Aires e coordena uma comunidade terapêutica que acolhe dependentes


O psicólogo cachoeirense Silvestre Falcão, morador de Vitória há quase 30 anos, vem à cidade natal no próximo dia 11 de agosto lançar seu primeiro livro, que fala sobre a recuperação do dependente químico.

O público alvo da obra são profissionais que trabalham na área, familiares, educadores, o próprio usuário ou ex usuário de drogas.

A temática do livro que se chama "Porque a Gente é Assim", aborda a linguagem terapêutica sistêmica e corporal dentro da dependência química, colocando o leitor à parte de tudo que se passa na vida de um dependente e como lidar com este indivíduo.

Silvestre criou junto ao também psicólogo Reginaldo Coelho, os "Sete Passos para a Eficácia na Recuperação", após visitar instituições que tratam deste tema na América Latina e Europa.

O livro, segundo o autor, é para coroar seus 30 anos de trabalho resgatando pessoas que vivem a dependência química. O autor tem pretensão de lançar mais dois livros sobre a temática em breve.

Atualmente, Silvestre cursa doutorado em Psicologia Social em Buenos Aires e coordena uma comunidade terapêutica, chamada "Pequena Comunidade de Jesus", que atualmente funciona na Serra, mas teve início em Cachoeiro de Itapemirim, e que acolhe viciados em álcool e drogas.

Silvestre conta como começou a trabalhar na área e o que o despertou.

"Comecei fazendo trabalhos como voluntário nas pastorais de Cachoeiro de Itapemirim. Sempre recebia dependentes químicos, que procuravam ajuda, e assim, passei a oferecer ajuda e acompanhar os casos. Em 1990 fui para Vitória com o intuito de me formar em psicologia e continuar atuando na área, e sigo com este trabalho até hoje".

Silvestre fez especializações dentro e fora do país em Psicodrama, Bioenergética, Constelação Sistêmica e Psiquiatria.

O psicólogo, que vai divulgar o livro em dez cidades brasileiras, fará o primeiro lançamento da obra na cidade natal. "Este livro é um presente para Cachoeiro. Tudo o que tenho e sou devo à minha querida cidade. Farei o primeiro lançamento com imenso sentimento de gratidão", disse.

Silvestre conta que tem um grande desejo de manter um grupo de acolhimento à este público em Cachoeiro de Itapemirim, mas que lhe falta tempo. Mesmo assim, o autor disse que caso haja interessados em manter uma comunidade de acolhimento, ele se disponibiliza à dar formação e acompanhar os casos.

"Este livro é para presentear a nova geração, com abordagem modernas sobre o tema e, principalmente, com a experiência que tenho na área junto ao meu amigo e parceiro de caminhada Reginaldo Coelho, que me ajudou a escrever o livro", finalizou.

O lançamento acontece no dia 11 de agosto, às 19h, no Espaço Original, na Avenida Aristides Campos, no bairro Santo Antônio, em Cachoeiro de Itapemirim.

O livro pode ser adquirido pelo [email protected] ou pelo site www.comunidadepcj.com.br.

Comentários