Rede municipal sensibiliza 21 mil alunos para a Bienal Rubem Braga - Jornal Fato
Cultura

Rede municipal sensibiliza 21 mil alunos para a Bienal Rubem Braga

Nas salas de aula, são desenvolvidas atividades pedagógicas para aprofundar o conhecimento sobre a obra de Rubem Braga


Além das atividades em sala de aula, alunos vão visitar a feira literária

As escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão sensibilizando seus 21 mil alunos para a 7ª Bienal Rubem Braga, que a prefeitura realizará de 15 a 20 deste mês, na Praça de Fátima, Centro. Nas salas de aula, são desenvolvidas atividades pedagógicas para aprofundar o conhecimento sobre a obra de Rubem Braga e, também, as dos célebres amigos do cronista cachoeirense homenageados nesta edição da feira literária: Candido Portinari, Vinicius de Moraes e Sérgio Buarque de Holanda.

Nas unidades de educação infantil (creche e pré-escola), as práticas pedagógicas valorizam o protagonismo dos alunos e o lúdico, com ações alinhadas ao evento. Um exemplo é a contação de história de "A Borboleta Amarela", famosa crônica de autoria de Braga. Para vivenciá-la, professores e estudantes se caracterizaram de borboletas. Depois da contação, os alunos foram incentivados a fazerem dobraduras de papel, representando a personagem principal do texto.

Já nas unidades de ensino fundamental, a proposta de atividades reforça o trabalho de incentivo à leitura, que é permanente. A secretária municipal de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, lembra que a Bienal é um movimento literário significativo para a população de Cachoeiro e, mais ainda, para os estudantes da rede municipal.

"Estamos nos organizando para que todos da rede estejam sensibilizados para esse grande evento. Disponibilizaremos transportes para que o maior número possível de alunos possa desfrutar das oficinas, palestras e mostras literárias, junto dos professores", destaca.

Além do trabalho de sensibilização, estudantes da rede municipal vão participar, ativamente, do evento, pois a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Arte, Cultura e Diversidade, montou um cronograma de visitação para participar de apresentações, mesas de debates e passeio pela feira de livros. Além disso, trabalhos que estão sendo feitos nas escolas, durante essa etapa de sensibilização, serão expostos no local do evento.

 

Comentários