Vargem Alta: mulheres quilombolas se apresentam com trabalho cênico nesta sexta - Jornal Fato
Cultura

Vargem Alta: mulheres quilombolas se apresentam com trabalho cênico nesta sexta

A produção é resultado de residência artística na comunidade quilombola de Pedra Branca em parceria com uma associação francesa


- Foto: Divulgação

Na próxima sexta (22), às 19h30, acontece a apresentação cultural da Residência Artística "Quem dança não é aquele/a que levanta a poeira, é quem inventa seu próprio chão" na quadra de esporte da comunidade quilombola Pedra Branca, em Vargem Alta. Com entrada gratuita, a apresentação cultural é resultado de uma pesquisa corporal com mulheres entre dança, música, teatro e cultura tradicional.

A residência artística durou um período de quase 2 meses e propôs um diálogo de mulheres da comunidade quilombola de Pedra Branca com mulheres da associação francesa Femmes en Scène (Saint-Silvain-Bas-Le-Roc, França). A diretora artística da associação francesa, Rosi Andrade, mediou oficinas e vivências com as mulheres quilombolas daqui. Os encontros resultaram em um trabalho cênico em que a palavra dança com o gesto e a ação de mulheres em cena são destaque na ficção mostrando as realidades de seus corpos em seus cotidianos.

Segundo Sara Passabon, produtora executiva do projeto, a proposta da residência artística é proporcionar um diálogo com a dança do caxambu - tradicional na comunidade - com as cenas contemporâneas. "Nossa inspiração surge por meio do provérbio Moçambicano: "Quem dança não é aquele/a que levanta poeira. Quem dança é aquele/a que inventa seu próprio chão". Isso nos diz que para estar presente e demarcar seu território seja ele físico, político, social, estético, artístico é preciso estar em cena/movimento.", complementa Sara.

A Residência Artística "Quem dança não é aquele/a que levanta a poeira, é quem inventa seu próprio chão" é uma realização da produtora Paisagem em parceria com Associação Femmes en Scène. O projeto conta com apoio do Funcultura - através de recurso recebido - e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e foi aprovado no Edital 10/2022 - Projetos de Artes Cênicas da Secult/ES.

 

Pedra Branca

Pedra Branca é reconhecida como comunidade quilombola desde 2010 através do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares e certificada pelo Governo Federal como a 29ª comunidade quilombola do Estado. O grupo do Caxambu de Pedra Branca "Fé, Raça em um Só Coração" estava desativado há mais de 30 anos na comunidade e retornou suas atividades em 2017. 

 

Serviço:

Apresentação Artística "Quem dança não é aquele/a que levanta a poeira, é quem inventa seu próprio chão"

Local: Quadra de esporte  da Comunidade quilombola Pedra Branca (Vargem Alta, ES)

Horário: 19h30

Entrada Gratuita

Comentários