Vargem Alta com os pés no chão - Jornal Fato
De Fato

Vargem Alta com os pés no chão

Enquanto no país aumenta o otimismo com a economia, na gestão pública vargem-altense, a situação está longe de ser confortável


- Foto: Rádio Conexão

O prefeito de Vargem Alta, João Altoé (PSDB), enfrenta desde que assumiu grave crise financeira. Enquanto no estado e país aumenta o otimismo, com sinais de melhoria na economia, na gestão pública vargem-altense, a situação está longe de ser confortável.

 

Ainda como reflexo da retração econômica no país, registrada a partir de 2014, a atual e maior preocupação do prefeito, atualmente, é a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios, uma das principais fontes de receita da Prefeitura.

 

Com a queda da atividade econômica, caiu, também a geração de produtos e serviços tributáveis. Com isso, Estados arrecadam menos e o bolo do FPM, que é abastecido por eles, encolhe.  Prejuízo calculado para Vargem Alta é de R$ 500 mil.

 

Ante à arrecadação decadente e o passivo estrutural do município, a diferença é grande. Algo que só se ameniza com gestão. E é o que o mandatário tem tentado fazer. Na falta de dinheiro, é preciso fazer escolhas, eleger prioridades.

 

Assim, depois de um 2017 apertado, 2018 começa com obras estruturantes, como a pavimentação de ruas na região central e cronograma para conservação das estradas rurais. O dinheiro que iria para festividades, como o Caipirão, cancelado neste ano, será redirecionado para essas áreas.

 

Apesar das dificuldades, Educação e Saúde funcionam com normalidade. E, segundo o prefeito, outras formas de aumentar a arrecadação são pensadas e praticadas.

João garante que não se preocupa muito com o burburinho nas redes sociais sobre sua gestão.

 

Tem a convicção de que está fazendo o necessário, o certo, e que, ao final de seu mandato, a população saberá reconhecer isso.

 

Sobe

Norma e Ferraço

O deputado estadual Theodorico Ferraço mostrou que está vivíssimo na política. Sua esposa, a deputada federal Norma Ayub assume a presidência estadual do Democratas. Há poucos meses o quadro era bem diferente. Se cogitava até a saída do casal da sigla, por desalinhamento com o governador Paulo Hartung, que tinha aliados no controle.

 

Desce

Privilégios

Em prefeitura da região, o direcionamento para a publicação de balanço sem licitação ou sequer cotação de preços pode provocar problemas. O assunto deve ser levado ao conhecimento do Ministério Público e do Tribunal de Contas, afinal, sem concorrência, ficam prejudicados os princípios da impessoalidade e da imparcialidade, duas das três bases da gestão pública.

 

DESTAQUE. O prefeito de Marataízes, Tininho Batista, e a secretária de Educação Penha Loubak tem cumprido maratona de assinatura de ordens de serviço para reforma de escolas municipais. A mais recente, na manhã de quarta-feira, para a reforma da escola de ensino fundamental "Lagoa Dantas"

 

Mas, hein?!

As águas de março resolveram abrir o outono com força total no sul do Espírito Santo.

 

Vias de FATO

O novo diretor-presidente da Agersa, Vanderley Teodoro de Souza ainda nem assumiu, mas já viaja a Curitiba, com o prefeito Victor Coelho, para ver de perto o transporte coletivo que é referência no país.

 

Ele fez uma espécie de intensivão, ao participar da comissão criada para revisar os contratos de concessão do transporte coletivo e saneamento em Cachoeiro, duas áreas e atuação da Agersa.

 

No mês em que o FATO completa 15 anos, outra marca importante será atingida sábado, com a 500° edição da Conexão Mansur, amanhã.

 

Mudança no estacionamento nas ruas do Novo Parque causou inicial aversão, mas era necessária para melhorar a fluidez do trânsito na região.

 

Nesta semana, o vice-prefeito Jonas Nogueira passa ao titular Victor Coelho o relatório dos 11 dias em que o substituiu à frene da Prefeitura. Há observações valiosas no documento.

 


Espírito Santo de FATO Grupo de comunicação Contra FATO não há argumentos!

Comentários