Cafeicultura ganha mais estrutura - Jornal Fato
Economia

Cafeicultura ganha mais estrutura

Incaper inaugura novo Laboratório de Pós-Colheita para avaliação de qualidade dos cafés capixabas


Foto: Divulgação

A nova estrutura do Laboratório de Pós-Colheira para Avaliação de Qualidade dos Cafés Capixabas foi inaugurada na Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante, no sábado (30). Com a inauguração, os estudos e experimentos científicos em cafeicultura desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) já podem contar com mais qualidade e infraestrutura.

A inauguração do laboratório contou com a presença da diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, o diretor técnico do Incaper, Gilson Tófano; do secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima; o subsecretário de Agricultura, Marcus Magalhães, e demais autoridades locais e estaduais.

A estrutura do laboratório foi completamente reformada, por meio de um convênio estabelecido entre o Incaper, o Consórcio de Pesquisa Café e a Embrapa Café. No local, foram feitas análises de pós-colheita tanto de café conilon quanto de café arábica. Além disso, foram avaliados aspectos como classificação e degustação, processamento, secagem, e beneficiamento do café.

O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, destacou a importância da nova estrutura de laboratório para os técnicos, pesquisadores, produtores e cafeicultores e parabenizou o Incaper pelos trabalhos desenvolvidos. "Em 60 dias na Seag considero essa agenda uma das mais importantes. Como secretário de agricultura e técnico, sei da importância deste laboratório para o pesquisador, pois é aqui que terá infraestrutura e assistência técnica para alcançar qualidades a nível mundial. A entrega desta nova estrutura mostra que os trabalhos desenvolvidos pelo Governo estão no caminho certo e que o Espírito Santo tem feito o dever de casa", comentou o secretário.

Para a diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, a inauguração é um marco para a agricultura do Espírito Santo. "Juntamos esforços e muita paixão para estarmos aqui hoje. Os experimentos científicos com os cafés agora podem contar com um reforço a mais no quesito qualidade com a inauguração da nova estrutura do laboratório. Temos a premissa então de entregar aos produtores rurais uma tecnologia testada e aprovada", disse a diretora-presidente do Incaper.

Zenon Ângelo de Oliveira, produtor de café arábica de Domingos Martins, considera o laboratório um marco para os cafeicultores da região. "Vim para conferir a nova estrutura, prestigiar e para me aperfeiçoar. Quero saber como colher para chegar no café de maior qualidade".

Na solenidade de entrega, foram realizadas palestras técnicas sobre a Poda Programada de Ciclo do Café Arábica (PPCA) e sobre o Projeto Sustentabilidade em Café do Espírito Santo, desenvolvidos pelo Incaper. Foi realizada uma visita técnica para apresentar aos participantes do evento aspectos relacionados à qualidade de degustação, processo de secagem e beneficiamento e manejo de poda. Além disso, foi apresentada uma nova estação meteorológica do Incaper na Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, o Incaper e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante realizaram o evento, que contou com o apoio de: Sebrae, Faes/Senar, Coopeavi, OCB, Centro do Comércio do Café de Vitória, Cetcaf, Cooabriel, Cafesul e Conab. Ufes, Fapes, Ifes, CNPq, Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café Plataforma Global do Café foram parceiros na realização do evento, que ainda contou com o os seguintes patrocinadores: Agropecuária JC, Casa do Adubo, Banco do Brasil, Olifértil, Fênix, Sicoob, Fertilizantes Heringer, Straf-VNI, Nutrientes Casa e Campo e Defagro.

Comentários