Clientes poupam R$ 118 mil no primeiro dia de mutirão - Jornal Fato
Economia

Clientes poupam R$ 118 mil no primeiro dia de mutirão

O estande do Procon funciona na estrutura da Feira de Negócios até sexta-feira (20). O mutirão acontece de 9h00 às 16h00


Débitos totais chegavam a R$ 191.662,30, mas foram renegociados para R$ 72.932,93, em parcelas - Foto: Ronaldo Santos

Os clientes de financeiras, banco, operadoras de telefonia, tevê via satélite e da concessionária dos serviços de água e esgoto economizaram, apenas ontem, quase R$ 120 mil. O valor inicial de todos os débitos superava R$ 191 mil e apenas Cerca de R$ 73 mil serão pagos. Ou seja, o desconto médio foi de 61%.

O valor, preliminar, é resultado do primeiro dia do mutirão de negociação de dívidas promovido pelo Procon de Cachoeiro, durante a Feira de Negócios, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto.

Os descontos concedidos pelas empresas são substanciais. Pelo menos três débitos, que somavam aproximadamente R$ 2,5 mil, foram perdoados. Mas, os casos mais impressionantes foram de dívidas com financeira. Uma delas, de pouco menos de R$ 51 mil teve 83% de desconto e o valor caiu para 8,5 mil, que será pago em três parcelas, sem entrada. Em outro caso, pendência que já atingia R$ 8,5 mil foi negociada e reduzida para R$ 150,00, valor pago à vista.

De acordo com o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Marcos Cesário, sozinhos, os consumidores não conseguiriam condições tão vantajosas. "Representa a readequação na vida financeira do consumidor. Vivemos momento de crise e superendividamento. Nem sempre se deixa de pagar por opção. Às vezes ocorrem problemas sérios de saúde, por exemplo. Nós estamos aqui possibilitando que esse consumidor tenha uma vida financeira novamente equilibrada. Aquilo que da forma habitual, do dia a dia, ele, pessoalmente, fazendo a negociação por si só, não conseguiria", analisa.

 

Atendimento

O estande do Procon funciona na estrutura da Feira de Negócios até sexta -feira (20). O mutirão acontece de 9h00 às 16h00. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada. Para negociar com as empresas é preciso apresentar documentos de identidade, CPF, além de outros que comprovem a dívida, tais como notas ficais, boletos pagos, não pagos, protocolos ou quaisquer outros que possam colaborar para o acordo.

ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES

 

Bradesco

Número de senhas: 40 por dia, sendo seis preferenciais

Não haverá atendimento para crédito imobiliário e renegociação de dívidas (somente na agência).

 

Crefisa

Número de senhas: 24 por dia, sendo quatro preferenciais

Fará atendimento de renegociação de dívidas e débitos de clientes, estejam eles com o contrato em dia ou não.

 

BRK

Número de senhas: 50 por dia, sendo oito preferenciais

Fará atendimentos referentes à negociação de débitos e, ainda, à religação, se for necessário.

 

CDL

Pesquisa de banco de dados

 

BV Financeira

Número de senhas: 30 por dia, sendo cinco preferenciais

 

Banco do Brasil

Número de senhas: 50 por dia, sendo oito preferenciais

 

Caixa Econômica Federal

Número de senhas: 80 por dia, sendo 12 preferenciais

 

Oi Telemar

Número de senhas: 30 por dia, sendo seis preferenciais

 

Vivo

Número de senhas: 40 por dia, sendo oito preferenciais

 

Claro/Embratel

Número de senhas: 50 por dia, sendo oito preferenciais

A empresa fará negociações de dívidas a partir de 60 dias de atraso. Não há exceções.

 

Acisci

Pesquisa de banco de dados.

 

Sky

Número de senhas: 24 por dia, sendo quatro preferenciais

Observações: Atendimento será via telefone (0800 728 71 50) por intermédio de servidor do Procon.

 

Dacasa

Número de senhas: 50 por dia, sendo oito preferenciais

Observações: Atenderá todos os clientes com atraso superior a 60 dias.

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