Cooperativa vai ajudar agricultores nas vendas - Jornal Fato
Economia

Cooperativa vai ajudar agricultores nas vendas

Organização viabiliza a abertura de novos canais de comercialização para produtores


 

Pequenos produtores rurais de Cachoeiro de Itapemirim apostam no cooperativismo como ferramenta para a conquista de novas oportunidades de geração de renda. Foi formalizada recentemente a primeira Cooperativa de Agricultura Familiar do município, a CAF Cachoeiro.

 

Segundo a subsecretária de Agrodesenvolvimento da prefeitura, Edlene Barros, essa forma de organização vai abrir as portas de novos mercados para os agricultores e possibilitar a ampliação da venda de seus produtos.

 

"A cooperativa vai viabilizar a participação em chamadas públicas que priorizem esse tipo de organização e a emissão de notas fiscais eletrônicas. Poderão participar, por exemplo, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) estadual, de outros municípios vizinhos e até de outros estados, o que tornará os produtos municipais mais competitivos", avalia.

 

Neste ano, a CAF Cachoeiro já representará os agricultores na maioria de suas comercializações, além de garantir a representação e a inserção no mercado de grupos como assentados, quilombolas, mulheres e jovens. 

 

Ela também é responsável pela comercialização na Feira Livre da Agricultura Familiar, onde servidores da prefeitura usam seus tíquetes-feira, por meio de convênio entre a municipalidade e a cooperativa. 

 

Apoiada também pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeiro e pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Espírito Santo (Fetaes), a organização conta atualmente com produtores cooperados.

 

Agricultores que tenham interesse em se integrar ao grupo precisam procurar a sede da CAF, na rua Samuel Levy, 389, Aquidaban, às quartas-feiras, das 7h30 às 16h00.

Comentários