Cozinheiros se aperfeiçoam em curso - Jornal Fato
Economia

Cozinheiros se aperfeiçoam em curso

São duas turmas de 20 alunos cada


Aulas começaram na terça-feira e seguem até amanhã, destinadas a profissionais do ramo - Foto: Divulgação - Imagem Ilustrativa

Cozinheiros, gestores de restaurantes que cozinhem, chefs de cozinha e outros profissionais do ramo de alimentação começaram nesta semana a aprimorar suas habilidades. O Programa Cozinha Capixaba chegou a Marataízes com curso de aperfeiçoamento gratuito. São duas turmas de 20 alunos cada. Um grupo receberá o treinamento no turno da tarde e outro à noite. As aulas acontecem de 12 a 15 de junho.

O curso é ministrado pela instrutora Lucinéa Barreiros e pela nutricionista Ângela Covre. Marataízes é o 14º município a receber o programa que tem o objetivo de capacitar profissionais do setor da gastronomia capixaba para desenvolver a culinária e os produtos regionais e, com isso, incentivar o turismo e gerar emprego e renda. Ao todo, serão mil profissionais capacitados em 25 municípios do Espírito Santo.

Na tarde de ontem, segundo dia das aulas, os alunos receberam a visita do subsecretário de Estado da Agricultura, Marcos Magalhães. O Programa Cozinha capixaba é parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Assistência Social e Turismo, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Sesi-ES.

"Marataízes foi inserido no roteiro do programa por apresentar foco turístico. Esperamos dar vida nova às pessoas envolvidas na área gastronômica e que já estejam inseridas no setor, que a gastronomia possa atrair os turistas também e que a agricultura familiar, os produtos da região possam ser favorecidos. Tudo é possível ser feito desde que se faça com carinho e que Marataízes possa escrever uma história promissora nos próximos meses".

Na aula inaugural, os alunos aprenderam a preparar Lasanha de Mandioca. Segundo a instrutora Lucinea Barreiros, foi um sucesso entre os alunos. "Nunca imaginei que uma lasanha com a massa à base de mandioca pudesse ficar tão saborosa. Aprovadíssimo!" diz a aluna Zethi Bahiense, nutricionista.

Ontem, o destaque foi para os frutos do mar, com a preparação da tradicional Torta Capixaba.

Comentários