Novo sistema de nota fiscal da Prefeitura gera reclamações - Jornal Fato
Economia

Novo sistema de nota fiscal da Prefeitura gera reclamações

Segundo empresários, sistema implantado há cerca de dois meses emite documentos com erros e prejudica negócios


Na Secretaria da Fazenda, problemas são tratados com naturalidade: medidas são adotadas para sanar problemas

Empresários de Cachoeiro de Itapemirim estão reclamando do novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica implantado pela prefeitura há cerca de dois meses. Segundo eles, o documento vem apresentando erros e prejudicando os negócios.

Uma contadora ouvida pela reportagem e que pediu para não ser identificada informou que várias empresas estão se queixando do novo sistema. O problema mais comum seria o endereço, que tem saído errado nas notas.

"Quando a empresa emite a nota para o tomador, o endereço aparece incorreto. Tentamos corrigir e não conseguimos. O problema é que o tomador não aceita a nota com os dados incorretos", explicou.

Ela também destacou que teve a situação de um cliente do escritório que o sistema alterou inclusive seu nome de fantasia.

O empresário Edson Aquino informou que uma das notas emitidas por ele saiu como se sua empresa estivesse localizada no bairro Caiçara, quando na verdade a firma está situada no distrito industrial de São Joaquim.

"Isso tem ocorrido com frequência. Tentamos atualizar o cadastro, mas não conseguimos. O sistema não permite. Liguei para a prefeitura e nos deram prazo de 20 dias. Não temos como aguardar esse tempo todo", disse.

A Secretaria de Fazenda justificou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "é natural ocorrerem problemas na fase de implantação, mas que estão sendo tomadas todas as medidas para saneá-los rapidamente".

No entanto, afirmou que com relação ao problema específico no endereço a previsão é solucioná-lo ainda nesta quarta-feira (23).

A secretaria destacou ainda que o novo sistema adquirido pelo município representa grande economia para os cofres públicos e uma evolução do ponto de vista tecnológico.

Comentários