PIB capixaba cresce 0,4% no 1º trimestre - Jornal Fato
Economia

PIB capixaba cresce 0,4% no 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) capixaba apresentou crescimento de 0,4% no 1º trimestre de 2018 frente ao trimestre anterior


Números foram apresentados ontem por especialista do Instituto Jones dos Santos Neves - Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) capixaba apresentou crescimento de 0,4% no 1º trimestre de 2018 frente ao trimestre anterior. É o quarto resultado positivo seguido nessa base de comparação. Em valores correntes, a estimativa do PIB no Espírito Santo alcançou R$ 29,9 bilhões nos três primeiros meses de 2018, totalizando R$ 121,9 bilhões no acumulado dos últimos quatro trimestres. Esse resultado é o maior dos últimos dez trimestres.

De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), órgão que calcula o indicador, contribuiu para o resultado o desempenho do comércio varejista ampliado (+1,4%) e do setor de serviços (+1,6%). No ano, o PIB no Espírito Santo acumula alta de 0,5%, em função do expressivo aumento do volume de vendas no varejo restrito (+9,3%) e no varejo ampliado (+20%).

A economia capixaba manteve desempenho acima da média nacional no resultado anualizado, que é o acumulado em quatro trimestres. O Espírito Santo registrou alta de 2,1% frente ao crescimento de 1,3% do Brasil, impulsionado também pelo crescimento do comércio varejista ampliado (+13,4%). Foi a terceira vez consecutiva que o crescimento capixaba superou o resultado do País nessa base de comparação.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2017, a variação positiva do PIB capixaba foi influenciada pelo desempenho do comércio varejista ampliado, que registrou crescimento de 20%. Além disso, contribuiu também para o resultado a previsão de expansão na produção de várias culturas da agricultura, com destaque para as variações em café conilon (+38,3%), coco (+33,8%), café arábica (+30,9%), mamão (+21%), cana-de-açúcar (+14%), tomate (+10,7%) e pimenta-do-reino (+9,4%).

No indicador que avalia a variação acumulada em quatro trimestres, a economia capixaba registrou o melhor resultado dos últimos dez anos, apresentando crescimento de 2,1%. "O resultado do PIB do primeiro trimestre foi positivo, seguindo o ritmo de recuperação da economia. Registramos crescimento em todas as bases de comparação", explica a diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Gabriela Lacerda

O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período, e é um dos indicadores mais utilizados para medir a atividade econômica de uma região. Calculado pelo IJSN, o PIB trimestral reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comentários