Produtores receberão visitas técnicas - Jornal Fato
Economia

Produtores receberão visitas técnicas

Essa foi uma das ações definidas no Encontro dos Piscicultores do município, realizado na manhã de ontem


Ações foram definidas em encontro com produtores de pescado ontem - Foto: PMCI

Os produtores de pescado de Cachoeiro de Itapemirim receberão visitas técnicas em suas propriedades em setembro. Essa foi uma das ações definidas no Encontro dos Piscicultores do município, realizado na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Sindicato Rural, no bairro Independência.

"A prefeitura acredita muito no potencial da piscicultura em Cachoeiro. Com essas ações, estamos dando um grande passo para a melhoria das condições de produção e, assim, alavancar a atividade no município", destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

As visitas contarão com a participação da Acqua Jr, empresa júnior dos alunos do Instituto Federal (Ifes) de Alegre que desenvolve atividades em aquicultura e piscicultura, e que esteve representada no encontro. O objetivo é fazer um diagnóstico da produção em Cachoeiro, identificando problemas e potencialidades dos produtores.

"Estamos confiantes de que o peixe é um bom negócio. Tivemos muitos problemas nos últimos anos por conta da crise hídrica, mas essa reunião serviu para abrir os nossos horizontes em relação ao que devemos fazer. Temos muita confiança de que a assistência, tanto para questões técnicas quanto de mercado, vai ajudar muito", afirma Edmilson da Silva Moulin, piscicultor de Jacu, localidade de Pacotuba, e presidente da Associação Sul Capixaba de Pescadores Artesanais e Aquicultores Familiares da Bacia do Rio Itapemirim (Ascapa-Bri).

Outra atividade definida no encontro, que contou também com a presença de alunos da Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci), é visita dos piscicultores ao Ifes de Alegre em outubro, na qual receberão instruções técnicas sobre o manejo do pescado.

O Encontro dos Piscicultores e as atividades subsequentes fazem parte de um planejamento de ações de incentivo estabelecido pela Semai, junto aos piscicultores cachoeirenses, em janeiro deste ano.

Comentários