Alunos resgatam história de Cachoeiro - Jornal Fato
Educação1

Alunos resgatam história de Cachoeiro

Alunos realizaram abertura de exposição no Museu Ferroviário, hoje, resgatando histórias


- PMCI
Nesta sexta-feira (19), no Museu Ferroviário Domingos Lage, em Cachoeiro, 70 alunos da escola municipal Valdy Freitas, do bairro Paraíso, realizaram a abertura da exposição "Minha Cidade, Meu Olhar", projeto pedagógico que propõe um resgate histórico da cidade por meio da fotografia e das artes plásticas.
A mostra reúne imagens antigas de Cachoeiro selecionadas pelos estudantes, postas ao lado de registros atuais, para efeito de comparação. Também é composta de telas pintadas por alunos, retratando ícones do patrimônio local. 

"Conhecer o passado nos faz entender melhor o presente e projetar um futuro com maiores possibilidades", destaca a professora de artes e coordenadora do projeto Andréia Marin, que, durante a abertura, relatou para os alunos sobre a importância de valorizar e conservar a história e os patrimônios materiais e imateriais do município.

Dentre todos os fatos retratados durante a coleta de dados feita pelos estudantes, o que mais chamou a atenção da aluna Camile Santos foi a cena dos trilhos da antiga ferrovia cortando a cidade e como está o mesmo trecho hoje. "Nunca pensei que fosse assim", revela. 

"Necessitamos preservar nossa memória, pois sem ela não se vive. É importante sabermos onde queremos chegar. Não adianta conhecermos todo o mundo, se não temos os olhos voltados para o mundo que nos cerca", frisa a professora Andréia.

A exposição integra as comemorações dos 115 anos do prédio da estação ferroviária de Cachoeiro e fica em cartaz até 16 de novembro no armazém 2 do Museu Ferroviário Domingos Lage (rua Cel. Francisco Braga, Centro). Pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00, e aos sábados, das 7h30 às 13h30. A entrada é franca.  

Comentários