Comunidade escolar vai participar da escolha de gestores da rede municipal - Jornal Fato
Educação

Comunidade escolar vai participar da escolha de gestores da rede municipal


Poderão se candidatar ao cargo de gestor professores e pedagogos em efetivo exercício na rede municipal (Foto: Divulgação/PMCI)

 

Os gestores das escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim serão escolhidos com a participação da comunidade escolar a partir deste ano. Até julho, a prefeitura vai implantar um novo processo de escolha, em que profissionais das unidades e pais de alunos serão consultados sobre quem deve assumir os cargos.



A medida atende à meta 19 do Plano Municipal de Educação, que é assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública.


"Esse novo modelo torna a escolha do gestor um processo participativo e mais transparente, baseado na vontade dos membros da comunidade escolar", avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.


A previsão é de que o edital do processo seja lançado até maio. Poderão se candidatar ao cargo de gestor professores e pedagogos em efetivo exercício na rede municipal. Serão realizadas etapas como análise de currículo, escolha da comunidade escolar e lista tríplice.

 

Gestores de 2016 dão continuidade ao trabalho



Enquanto o novo processo de escolha é preparado, os gestores que encerraram o ano passado à frente das escolas municipais de Cachoeiro foram mantidos nos cargos, para dar andamento aos trabalhos para o início do ano letivo nas 75 unidades de ensino da rede. 



"Acreditando na experiência dos profissionais que atuaram em 2016, decidimos por reconduzi-los aos cargos, a fim de minimizar os impactos ou rupturas para o começo deste ano letivo, em 1º de fevereiro, além de permitir a continuidade das atividades pedagógicas já desenvolvidas coletivamente pelos pedagogos, gestores, professores e alunos", explica a secretária Cristina Lens.

Comentários