Criação de quadrinhos empolga estudantes - Jornal Fato
Educação1

Criação de quadrinhos empolga estudantes

Revistas selecionadas estarão expostas no estande da BRK Ambiental na Bienal Rubem Braga, de 15 a 20 de maio


Alunos do 5º ano de escolas da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim e da escola privada IPE - Instituto de Pesquisas Educacionais estão empolgados com a criação de revistas em quadrinhos do Programa Cuidar Mais, desenvolvido pela BRK Ambiental.

O programa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, incentivou o debate entre os estudantes sobre saneamento ambiental: água, esgoto e resíduos sólidos, que culminou com a produção de revistas em quadrinhos. Revistas selecionadas estarão expostas no estande da BRK Ambiental na Bienal Rubem Braga, de 15 a 20 de maio.

Para criar suas próprias revistas em quadrinhos, os estudantes fizeram a leitura da revista da Turma da Mônica que aborda o uso consciente da água e o saneamento básico, além de outros materiais, como a cartilha "Água, tesouro do presente", do autor Reynaldo Monteiro. A atividade envolveu professores de português, artes, ciências, geografia e história.

De acordo com a gestora da EMEB Elísio Cortes Imperial, Anacyr Souza Santos, um dos diferenciais do programa foi o envolvimento gerado, que promoveu a aproximação das famílias das crianças nas atividades escolares, um fator importante no processo pedagógico para uma educação de qualidade.

"Tivemos trabalhos bem interessantes e, como forma de incentivo, abrimos a exposição para os pais e as outras turmas assistirem. Nosso papel é compartilhar essas histórias com a nossa comunidade e, assim, contribuir com o debate sobre saúde pública e preservação ambiental", relata. A gestora acrescenta que as revistas em quadrinhos estão sendo feitas com qualidade e de forma intensiva pela professora das turmas.

 Na escola Julieta DepsTallon, a experiência de produzir as revistas em quadrinhos também foi considerada excelente, segundo a pedagoga Maria Estela Deaquimo Rainha Simonato. "Os alunos participaram bastante. Além de fazerem atividades em sala de aula que já temos na proposta curricular do 5° ano sobre o meio ambiente, tivemos esse trabalho paralelo com a BRK Ambiental, que nos deu bastante apoio. Já podemos ver que o resultado foi positivo, tanto que as revistinhas ficaram lindas e estão expostas na escola", disse.

Segundo MichelineBernabé, da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, o Programa Cuidar Mais tem como temática central "Saneamento é saúde" e desenvolve, ao longo do ano, diversas atividades com estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. O objetivo é sensibilizar para a importância da preservação dos recursos hídricos e para a relação do saneamento básico com a saúde e a qualidade de vida.

Comentários