ES tem melhor média do país no ensino médio público - Jornal Fato
Educação1

ES tem melhor média do país no ensino médio público

Em Português, o Estado alcançou a média de 276,7 pontos; em Matemática, 281,1 pontos. A média nacional, entretanto, está abaixo do considerado adequado


BEM NA FOTO. "É a melhor notícia que eu poderia receber", diz Hartung - Arquivo/Fato

O Estado do Espírito Santo lidera o ranking com a maior pontuação em Português e matemática no Ensino Médio das escolas públicas. O resultado é do exame que mede o desempenho dos alunos brasileiros, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), edição 2017, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para todos os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano.

"O excelente desempenho do ensino médio público do Espírito Santo é a melhor notícia que eu poderia receber nessa reta final do meu mandato. Estamos falando de uma obra coletiva que nos dá muito orgulho. Fruto de prioridade que sempre tivemos na nossa administração: a educação", comemorou o governador Paulo Hartung.

A notas são usadas para compor o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), que é bianual e inclui dados de comprovação. O resultado foi anunciado na manhã desta quinta-feira (30) pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em coletiva de imprensa na sede do Ministério.

Em Português, o Estado alcançou a média de 276,7 pontos; em Matemática, 281,1 pontos. Apesar do avanço, o ES está abaixo da pontuação considerada adequada, que é 300. Abaixo desta média, é entendido que os estudantes têm grandes dificuldades de interpretar um texto ou resolver problema simples.

No 5º e 9º ano, o Saeb 2017 revelou avanços no desempenho das disciplinas. Nessas duas áreas do conhecimento, os estudantes capixabas apresentaram evolução. Espírito Santo, no ensino fundamental, está entre os Estados com melhor desempenho.

"Estou orgulhoso da equipe que temos na Secretaria de Estado de Educação, todos os professores, técnicos, colaboradores, uma rede muito determinada que envolve aproximadamente 20 mil pessoas aqui no Espírito Santo.  Parabenizo também nossos alunos e seus familiares por esse resultado inédito. Vivemos na sociedade do conhecimento e eu acredito que a melhor herança que podemos deixar às futuras gerações é o acesso ao saber. Esse é o melhor investimento para se produzir igualdade de oportunidade para todos", completa Hartung .

Outros oito Estados registraram as maiores proficiências médias em ambos os componentes examinados em todas as etapas avaliadas: Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Diferentes Estados se destacaram por proporcionarem mais ganhos de aprendizagem aos seus estudantes, em ambos os componentes avaliados e em todas as etapas avaliadas, quando se compara as edições de 2017 e 2015. São eles: Acre, Alagoas, Ceará, Goiás, Piauí e Tocantins. Goiás é único estado a compor ambos os grupos.

 

Nacional

Segundo o Ministério da Educação, é baixíssimo o percentual de brasileiros com conhecimento adequado em Língua Portuguesa. Apenas 1,62 % dos estudantes da última série do Ensino Médio que fizeram os testes desse componente curricular no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 alcançaram níveis de aprendizagem classificados como adequados pelo Ministério da Educação (MEC). O percentual equivale a cerca de 20 mil estudantes do total de 1,4 milhão que fez a prova nessa etapa. Em Matemática a situação não é muito diferente: somente 4,52% dos estudantes do ensino médio avaliados pelo Saeb 2017, cerca de 60 mil, superaram o nível 7 da Escala de Proficiência da maior avaliação já realizada na Educação Básica brasileira.

De forma geral, a baixa qualidade do ensino nessa etapa prejudica a formação dos estudantes e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do país. "O ensino médio brasileiro relevado pelo Saeb 2017 é um desastre. O desempenho insuficiente dos nossos estudantes, edição após edição da avaliação confirma a importância das mudanças que trouxemos com o Novo Ensino Médio", defende o Ministro da Educação, Rossieli Soares.

Comentários