Professores ficam de fora do Plano de Carreira - Jornal Fato
Educação1

Professores ficam de fora do Plano de Carreira

O anteprojeto foi apresentado à prefeitura na última quinta-feira (20)


O novo Plano de Carreira, Cargos e Salários para os servidores do município de Cachoeiro de Itapemirim não inclui a categoria dos professores. O anteprojeto foi feito pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), contratado ano passado por R$ 127 mil, e entregue na última quinta-feira (20) à prefeitura.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindimunicipal), Jonathan William Moreira Correa, entregou, nesta segunda-feira (24), ofício em que pede reunião urgente para que seja negociada a inclusão dos professores na proposta, que será enviada para a Câmara dos Vereadores até dia 31 de outubro.

Segundo Jonathan, com os professores fora do plano, não há previsão de reajuste salarial para a classe. "Enviamos um oficio pedindo uma reunião do prefeito urgente com o Sindicato, porque fazemos questão de que os professores também sejam contemplados. A defasagem salarial é muito grande. O piso do magistério é cumprido, como determina a Lei Federal 11.738/2008 (R$ 2.455,35 - 40 horas/ para carga horária inferior, o valor é proporcional) e por isso queremos a solução desse problema", comenta.

Mesmo que o Ibam não tenha colocado os professores no documento, conforme disse o presidente do Sindimunicipal, nada impede que a prefeitura faça a inclusão, anexe tabela corrigindo a defasagem e garanta o piso salarial.

 

Prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Administração informa que existe estudo entregue no final do ano de 2016, pela empresa Constat, que trata especificamente da carreira do magistério.

Será a base de orientação para o encaminhamento à Câmara Municipal do plano de cargos e salários da categoria, "demonstrando toda a realidade necessária, observando sempre o que a legislação exige, bem como o limite financeiro do município, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)".

A nota da Secretaria de Administração destaca que ainda não chegou nenhuma demanda sobre o pedido de reunião, mas garante que está sempre aberta ao diálogo junto ao sindicato e que aguarda a solicitação de encontro entre as partes para que o assunto seja discutido.

 

Comentários