Intercâmbio com tudo pago para 130 alunos - Jornal Fato
Educação1

Intercâmbio com tudo pago para 130 alunos

Os locais para onde vão os estudantes, que são sorteados aleatoriamente, foram anunciados ontem


Os jovens são estudantes de escolas públicas e precisam ter boas notas e frequência escolar para poderem participar - Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Fazer um intercâmbio é uma possibilidade de aprendizado cultural e conhecimento, e 130 estudantes da rede pública estadual vão embarcar este ano para o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile. O programa Intercâmbio Sedu funciona desde 2010, e já levou 373 estudantes para o exterior.

Nesta quinta-feira (22), no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Educação Haroldo Rocha, anunciaram os locais para onde vão os estudantes, que são sorteados aleatoriamente.

"Conhecimento é importante para qualquer ser humano e principalmente para os jovens. A maior riqueza que temos é o conhecimento", falou Rocha.

De Cachoeiro de Itapemirim, a estudante universitária Milca Fusco Teixeira Macedo, 18, nunca tinha tido a oportunidade de fazer inglês antes, mas há três anos se dedica ao curso no Centro Estadual de Idiomas de Cachoeiro, e conseguiu a bolsa para viajar, o destino sorteado foi à Inglaterra.

"Gosto muito do inglês, uma outra língua abre muitas portas, depois que terminar a faculdade quero fazer mestrado", contou a jovem emocionada, ao lada da mãe Leila Fusco Teixeira Macedo.

Milena Oliveira Simonato, 18, é estudante bolsista de engenharia civil, em uma faculdade particular, de Cachoeiro de Itapemirim e vai viajar para os Estados Unidos.

"O inglês é a língua mundial e é muito importante sabermos falar a língua para expandir nossos conhecimentos. Eu não teria condições de fazer um intercâmbio particular e minha família está muito feliz, vou ser a primeira pessoa a viajar para o exterior", disse Milena.

As vagas de intercâmbio são serão distribuídas em: 40 bolsas na modalidade High School para estudantes com idade entre 15 e 16 anos, 80 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês, que é para estudantes maiores de 17 anos cursando inglês e 10 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol para estudantes maiores de 16 anos cursando espanhol. Os alunos de High School ficam cinco meses em casas de famílias estrangeiras cadastradas no programa de intercâmbio da agência contratada, também recebem refeições diárias, seguro saúde, vistos consulares, ajuda de custo, emissão de passaporte e passagens aéreas.

Na modalidade Curso Intensivo, eles serão contemplados com estudos de aprofundamento na língua, em instituição especializada no ensino de línguas, no período de três meses. E tem os mesmos benefícios que os alunos de High School.

Durante o intercâmbio, os estudantes irão desenvolver a fluência na língua inglesa ou língua espanhola aperfeiçoando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio da exposição direta à língua.

A Larissa Racanelli, 17, é de Colatina e já fazia inglês há seis anos onde tinha uma bolsa. Desde 2016 foi estudar no CEI de Colatina e vai para o Canadá.

"Tentei duas vezes a bolsa de intercâmbio e este ano consegui. Quero muito me comunicar melhor com as pessoas, aprender com elas, e usar como oportunidade para o futuro profissional", afirmou Larissa que quer cursar medicina.

Outra estudante que vai para os Estados Unidos, é Laura Sathler, 16, de Colatina. "Quero aprimorar meus conhecimentos nessa viagem, porque o inglês é muito importante".

Os cursos de língua estrangeira funcionam em Vitória, Vila Velha, Serra, a Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina e atendem 5.310 alunos do ensino médio da rede pública estadual. Este ano dois noves Centros Estaduais de Idiomas (CEI) serão implantados nos municípios de Linhares e São Mateus, cada um com 500 vagas.

Comentários