A 1ª agência bancária sem Bancários do mundo - Jornal Fato
Fato Inovador

A 1ª agência bancária sem Bancários do mundo

O China Construction Bank, segundo maior banco da China, abriu uma filial em Xangai onde os atendimentos são feitos apenas por robôs com Inteligência Artificial (AI)


O China Construction Bank, segundo maior banco da China, abriu uma filial em Xangai onde os atendimentos são feitos apenas por robôs com Inteligência Artificial (AI). 
Eles trocam moedas, abrem contas, fornecem assistência para transferências ou investimentos.

No banco pela primeira vez, o robô verifica o rosto do cliente e identidade, criando um banco de dados. Na sequência, ele registra o histórico de visitas e vê os demais dados.
Para quem tem extrema necessidade dos serviços de um Gerente humano, existe uma sala separada onde tal comunicação é possível. Na verdade, apenas com bate-papo por vídeo.

Foram instalados 1.600 robôs de autoatendimento em 360 agências, mas só uma eliminou totalmente os humanos.

O banco não diz nada sobre os empregos que o novo posicionamento irá extinguir.

Valerá a pena pagar pelo óbvio custo social da iniciativa?


Apple versus Samsung no Tribunal 1

Os dois gigantes dos smartphones estão desde segunda-feira em uma corte de San Jose, na Califórnia, para decidir, até sexta-feira, quanto a Samsung pagará por usar ilegalmente três patentes de design e duas patentes de utilitários da Apple. O processo é de 2011, chegou à Suprema Corte em 2016 e agora voltou para a primeira instância.

 

Apple versus Samsung no Tribunal 2

Já está determinado que a Samsung realmente fez uso ilegal das patentes da Apple. Resta saber quanto a Empresa deve pagar à Apple por copiar alguns de seus recursos patenteados, como a forma retangular com os cantos arredondados do iPhone, o aro ao redor e a grade colorida de ícones, por exemplo.

 

Apple versus Samsung no Tribunal 3

A Samsung alega que copiou apenas uma parte do iPhone e que o cálculo da indenização não deveria ser sobre os lucros com os aparelhos completos. A Suprema Corte concorda com a Samsung. A Apple argumenta que ela copiou o design e que, com design semelhante ao do iPhone, a Samsung certamente tirou vendas a Apple.


Roubo de ideias está no DNA do Vale do Silício

 

Quem ficou espantado com o roubo de patentes da Apple pela Samsung, "não sabe de nada, inocente".

Na novíssima Indústria Tecnológica o roubo de ideias e de patentes, e a pirataria em geral, correm soltas por todos os lados e, principalmente, entre as próprias Empresas do Vale do Silício.

Na sua biografia autorizada, Steve Jobs diz que "Bill Gates nunca inventou nada, roubava as ideias dos outros", mas um filme de 1999, "Piratas do Vale do Silício", que conta a história da Apple e da Microsoft, incrimina Steve Jobs também, pois mostra que, por várias vezes, ele e Bill Gates estiveram envolvidos em "roubos" de protótipos tanto entre si como de outras Empresas, como o caso de quando Jobs procurou a Xerox para conhecer e acabou se apossando do mouse, inventado por ela.

No ano passado, Gates reconheceu no site Reddit.com que ele e Steve Jobs também copiaram a interface gráfica da Xerox: "(...) nós dois nos beneficiamos do trabalho que a Xerox Parc fez ao criar a interface gráfica. Não foram só eles que fizeram isso, mas o trabalho deles foi o melhor", disse Gates.

Ou seja, as "janelas" do Windows e do macOS foram, digamos, "adaptadas" de uma ideia da Xerox.

Mas a grande sacada de Bill Gates foi deixar o Windows "pirateavél" para se tornar o Sistema Operacional mais utilizado no mundo. Steve Jobs optou pela exclusividade.

Dois gênios da tecnologia e dos negócios.

 

Joaquim Neiva é Jornalista e Gestor de Marketing Digital e Mídias Sociais na Empresa Fazejamento Digital. (WhatsApp: 28 98814-6228)

 


Saiba as vantagens de investir em web analytics para a sua empresa

Um conjunto de dados, quando bem analisados, pode ajudar a justificar os custos e todos os esforços que são realizados para que as campanhas de Marketing Digital.

Quando você criou um site, este se apresentou porque tem um objetivo para estar ali, nem que seja apenas para expor a sua marca na internet. Assim sendo, o web analytics poderá ajudá-lo a potencializar esse objetivo, entender a quantidade de usuários que o seu site recebe e otimizá-los, com isso, você irá poder justificar os custos para manter o site no ar.

Mesmo que o valor para manter o site no ar seja baixo, você necessita mantê-lo, contendo as informações sobre a sua empresa e todo o conteúdo presente nela. Essa análise de dados ajudará você a justificar os custos e todo o esforço que é feito para manter o site online.

Até o mais incomum dos sites possui um objetivo para estar online, para que as pessoas possam acessá-lo e trocar informações sobre qualquer tipo de coisa. Tudo tem um objetivo.

Não aumente o investimento para otimizar o resultado

Um erro que as pessoas que estão estudando Marketing Digital cometem é achar que os resultados irão aparecer apenas quando eles investirem em mídia. Se elas soubessem que poderiam deixar de investir, por um tempo, em mídia, porque irá otimizá-lo ou ajustá-lo ao fluxo de comportamento do usuário no site, certamente não ficariam com essa ideia em mente.

Essa mentalidade está seguindo os dados que permitem analisar as campanhas, as páginas que os usuários acessavam antes de entrar no site, o fluxo dos usuários, todas essas análises para que seja possível aumentar a taxa de conversão, sem que seja necessário aumentar os investimentos em mídia.

Como saber que o resultado foi alcançado?

O trabalho de análise de dados não é apontar quem foram os responsáveis por um resultado ruim. Infelizmente, muitas empresas e profissionais têm nos analistas de web analytics como verdadeiros dedos-duros, pois eles, de certa forma, apontam as falhas numa estratégia, campanha, resultados ou no trabalho que alguém realizou.

Ao invés de informar que você irá contratar um dedo-duro, diga que você irá ajuda a empresa e todos que a compõem, a entenderem que o motivo de terem alcançado tal resultado e o que poderá ser feito para melhorá-lo.

Uma das grandes ajudas desse profissional é ele faz com que o negócio chegue no ponto desejado, e também, entender e elaborar as estratégias que são necessárias.

Tomar decisões com base assegurando

O trabalho que o analista de web analytics tem como objetivo eliminar toda e qualquer opinião que seja baseada no achismo. Achar o que é bom e bonito na opinião pessoal não retrata o que os consumidores acham.

O correto é ter essas opiniões baseadas em dados, estudos, não em suposições. Os dados foram feitos para confirmar uma opinião e análise. Sem os dados, será apenas uma opinião. E opinião, nesse caso, não será levada em conta.

 

 Cleiton Martins é especialista em vendas online

Comentários

VEJA TAMBÉM...