Escolas se preparam para o desfile do Dia de Cachoeiro - Jornal Fato
Festa de Cachoeiro

Escolas se preparam para o desfile do Dia de Cachoeiro

Neste ano, elas levam para a Linha Vermelha uma apresentação com o tema "Todos juntos na mesma emoção"


Alunos aprendem mais sobre fusos horários e o planeta, em projetos com conteúdos relacionados ao tema do desfile - Foto: Dayane Hemerly

Cinco escolas municipais estão se preparando para fazer bonito no desfile cívico escolar do dia 29 de junho, em que se comemora o Dia de Cachoeiro. Neste ano, elas levam para a Linha Vermelha uma apresentação com o tema "Todos juntos na mesma emoção", inspirada na Copa do Mundo 2018, em que cada unidade tepresentará uma região do mundo.

A "Aurora Estellita Herkenhoff", no bairro Aquidaban, vai mostrar um pouco da cultura e da sociedade asiáticas; a "Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende",  do Paraíso, elementos presentes na Europa Oriental; a "Professor Pedro Estellita Herkenhoff", no BNH, a Europa Ocidental; a "Professora Gércia Ferreira Guimarães", no bairro Rubem Braga, a África; e a "Julieta Deps Tallon", do Zumbi, a América. 

O evento vai contar, também, com a participação do Centro Integrado de Atividades Educacionais "Newton Braga" e sua banda, representando o Brasil. Para animar a festa, foi escalada a banda da escola "Domingos Ubaldo Ribeiro", de Conduru, e foram convidados o Tiro de Guerra, o Corpo de Bombeiros, o grupo Vem Dançar, a Apae, Escoteiros, Demolay, Desperta Débora, a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal, com os projetos Guarda Mirim, Ronda Prevenção Escolar (Rope)  e Ronda Apoio a Família (Rafa).

O encerramento será com a tradicional Fanfarra Wilson Rezende, mais conhecida como a Banda do Liceu, que é uma das atrações mais aguardadas do desfile, principalmente pelos alunos egressos da instituição, pela qual passaram alguns dos mais reconhecidos profissionais da cidade.

"A ideia é fazer um desfile bem alegre e significativo, no clima do evento que está mobilizando o Brasil, começando com um passeio pela cultura dos povos participantes, uma viagem do macro ao micro. Depois, vamos apresentar o Brasil, o Espírito Santo e focar em Cachoeiro, fazendo uma homenagem ao nosso compositor Raul Sampaio Cocco", conta a gerente de Arte, Cultura e Diversidade, Simone Machado de Athayde.

Estudantes aprendem sobre cultura local e internacional

O desfile de 2018 será um momento de discutir cultura e tradições dos países representados, fortalecendo o trabalho de vários componentes curriculares dentro da escola, notadamente os que são desenvolvidos pelas disciplinas de humanidades e arte. Mas, também, é uma forma de fortalecer e passar para as novas gerações um pouco da cultura tradicional de Cachoeiro, que é reconhecida pelo bairrismo e outras peculiaridades .

Ao contrário da maior parte dos municípios, em Cachoeiro a festa da cidade não ocorre na data da emancipação política, mas no dia do padroeiro, São Pedro, festejado em 29 de junho, que se tornou o Dia de Cachoeiro, criação de Newton Braga (1911-1962), escritor, jornalista, advogado e um dos maiores agitadores culturais da história local. 

"Para a educação, o desfile cívico escolar é um dos maiores eventos do ano. Quando se finaliza um desfile, já começamos a desenhar o do próximo ano, até porque não se trata de um evento isolado, mas sempre com uma temática que desenvolvemos em todas as unidades, independente delas desfilarem ou não. Nossa intenção é sempre apresentar à sociedade cachoeirense algo que a leve à reflexão, aliada à emoção do momento. Assim, entregaremos mais um belíssimo desfile neste ano", avalia a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Comentários