Aberta a Semana do Trânsito em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Aberta a Semana do Trânsito em Cachoeiro

Abertura foi realizada com palestra e homenagens nesta terça (18)


- PMCI

Cachoeiro deu início às ações locais da Semana Nacional do Trânsito nesta terça (18), na Câmara Municipal, com palestra e entrega de certificados de boa conduta a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. 

Escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito para este ano, o tema "Nós somos o trânsito" foi abordado pela engenheira Lucélia Fehlberg, do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), convidada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, organizadora da série de atividades de conscientização, que seguem até o próximo dia 25. 

Segundo Fehlberg, a campanha tem o objetivo de envolver a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, com mudança de atitudes para se reverter o quadro de alto índice de acidentes e mortes no país.

"As ações para uma melhora no trânsito precisam ser coordenadas e terem investimento em infraestrutura adequada como sinalização e reforço na educação de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Todos nós, além de motoristas, somos também pedestres. Precisamos concentrar esforços por um trânsito mais seguro para todos", disse. 

De acordo com Paulo Xavier Bento, servidor do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito da Semset, durante a semana serão feitas atividades de distribuição de materiais educativos nas ruas e igrejas e palestras em escolas do município. "Buscamos alertar a todos sobre a necessidade de rever e mudar hábitos em favor de um convívio mais harmônico no sistema de trânsito", avalia.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Júnior, destacou que, na gestão do trânsito, o município atua de forma permanente em três frentes: com manutenção e melhorias na sinalização viária, com ações educativas e com fiscalização nas ruas. Entretanto, todos precisam fazer a sua parte. "Com a campanha, queremos que cada cidadão reflita sobre o que tem feito para melhorar e contribuir para um trânsito mais humano e civilizado em nossa cidade", frisa.

Programação

Quarta (19) - Panfletagem no centro da cidade, durante a manhã; e na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro (Faccaci), em Morro Grande, à noite, a partir das 18h.

Quinta (20) - Palestras para alunos do colégio IPE, no bairro Campo Leopoldina, que acontece nos turnos matutino (às 8h) e vespertino (às 13h).

Sexta (21) - Panfletagem às 18h, em frente à Multivix, no bairro Independência.

Sábado (22) - Panfletagem ás 8h30, em ação global no Coronel Borges, e às 16h, na igreja adventista do Coramara.

Domingo (23) - A equipe do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito visitará a segunda igreja batista de Cachoeiro (rua Dona Joanna, Centro), às 18h, onde fará palestra e distribuirá panfletos educativos.

Segunda (24) - Às 9h40, acontece palestra no Liceu Muniz Freire, no bairro Independência.

Terça (25) - Encerramento da programação com panfletagens na Praça Jerônimo Monteiro, no centro e na escola municipal Anacleto Ramos, no Ferroviários.

Comentários