BRK Ambiental orienta problemas em rede de esgoto - Jornal Fato
Geral

BRK Ambiental orienta problemas em rede de esgoto

Descarte incorreto de resíduos ainda é grande motivo de complicações na rede


- Divulgação

A expressão popular "Tudo o que vai, um dia volta" pode exemplificar de modo realista o sistema de esgoto dos municípios. Casos de entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto são, na maioria das situações, provocados por algum resíduo (lixo) descartado em local inadequado. Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário?


Tem ainda o óleo vegetal que ao invés de ser reaproveitado foi lançado no ralo. Todos estes resíduos que, em algum momento, foram destinados para a rede de esgoto podem retornar em algum tipo de problema, seja no entupimento das ligações ou das redes, no extravasamento das tubulações e até no retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis.


De acordo com a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto em Cachoeiro de Itapemirim, uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes é realizada para evitar ocorrências de entupimento. Ainda assim, só neste ano - de janeiro a setembro - a concessionária realizou 2.051 operações de desentupimentos; cerca de 228 atendimentos por mês somente para este tipo de ocorrência. Além dos entupimentos, outras 380 toneladas de lixo e areia são removidos do sistema anualmente pela concessionária em sua Estação de Tratamento de Esgoto Principal.


Para evitar o problema, o responsável da área Operacional da BRK Ambiental, Jocimar de Assis Alves, chama a atenção para a necessidade do uso correto do sistema de esgoto. "A maneira como cada indivíduo utiliza o sistema de esgoto reflete diretamente em sua estrutura, podendo causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente, quando utilizado de forma incorreta", afirma.


Ele informa que durante o trabalho de limpeza das redes e das ligações de esgoto, os materiais mais encontrados são resíduos sólidos - entre eles, fio dental, papel, absorvente, peças plásticas - e gordura, proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias. "Ações como não jogar lixo e óleo de cozinha pelas instalações sanitárias das casas, ou seja, pelos ralos, pias e vasos sanitários (cozinha, banheiro, lavanderia) contribuem para o bom funcionamento da rede de esgoto de toda a cidade", diz.


Jocimar Alves acrescenta que, além de causarem prejuízos sociais como transbordamento em vias públicas, riscos ao meio ambiente, os entupimentos das redes e ligações de esgoto, também podem contribuir para a proliferação de doenças. "É sempre necessário tratar deste tema e gerar consciência coletiva sobre o esgoto", completa.


Por meio de ações de Responsabilidade Socioambiental, como o Programa Cuidar Mais e o Portas Abertas, a BRK Ambiental busca conscientizar à população sobre a importância do Saneamento Básico e do descarte correto de resíduos. A empresa ainda solicita à população que, em casos de entupimentos, extravasamentos ou retornos de esgoto, faça contato para informar pelo telefone gratuito 0800 771 0001 ou por meio do Atendimento ao Público, na sede da empresa, na Ilha da Luz.


Confira outras orientações da empresa:

 

  • O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado a pontos de coleta que farão o recolhimento deste resíduo e sua destinação para empresas que o adotam como matéria-prima.

 

  • Para evitar transtornos com as tubulações de esgoto dentro dos imóveis, a recomendação é fazer uso das caixas de gordura e mantê-las sempre limpas.

 

  • Todo imóvel deve ter uma caixa de inspeção acessível, na calçada ou próxima da mesma, para que seja possível identificar problemas no esgotamento e para realizar a manutenção das ligações de esgoto.

 

  • Os imóveis também devem manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água de chuva).

Comentários