Cachoeiro: PDM e mobilidade entre destaques de 2017 - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro: PDM e mobilidade entre destaques de 2017


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Cachoeiro (Semdurb) divulgou o balanço das atividades em 2017. Dentre as ações, destacam-se análise da aplicação das diretrizes do Plano Diretor Municipal (PDM) e estudos e projetos para a melhoria da mobilidade urbana.

 

A Comissão Técnica (Comtec) do PDM, formada por servidores da Semdurb que contribuem nos trabalhos do Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM), analisou diversos projetos em 2017. Dentre os aprovados, destaca-se a construção de empreendimentos importantes para o Sul do Espírito Santo, como a nova sede da Selita e o novo hospital da Unimed.

 

Também foi realizado estudo e formação de grupo técnico para elaboração do Termo de Referência para revisão do PDM. A revisão do plano deverá ser executada em 2018.

 

Mobilidade

 

A Semdurb realizou no ano passado o planejamento de todas as ações que irão compor o plano de mobilidade urbana do município, que é composto por 205 ações e 28 programas para o ciclo de 10 anos. Entre as ações previstas estão a melhoria da infraestrutura para pedestres, implantação de rede cicloviária.

 

Ainda em relação a mobilidade, foi elaborado um projeto de revitalização da área do Centro de Cachoeiro, com o estabelecimento das chamadas ruas vivas (permitidas só para pedestres em determinados períodos). E houve também a formação de equipe multissetorial com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), com o estabelecimento de reuniões a cada 15 dias para discutir ações que impactem a mobilidade.

 

Novo rotativo

 

Outra ação de grande impacto da Semdurb neste ano foi a elaboração e apresentação em audiência pública da proposta do novo estacionamento rotativo em Cachoeiro. No total, o serão disponibilizadas 2.186 vagas para veículos, divididas em duas zonas com tarifas diferenciadas. A expectativa é de que o novo rotativo, cujo edital de licitação será lançado em breve, contribua para o ordenamento urbano e dê maior fluidez ao trânsito.

 

Adoção de praças

 

Seis projetos que autorizam a adoção de praças e logradouros por entes privados foram elaborados pela Semdurb em 2017. Com isso, os locais passam a ser administrados pelos estabelecimentos, mas sem que isso comprometa o acesso público a eles, tornando a gestão dos espaços urbanos menos onerosa para o poder público.

 

 

Os logradouros a serem adotados são: Praça Gilberto Machado (Praça da Unimed); área da esquina entre as ruas Geraldo Furtado de Oliveira e Amphilóphio Braga (Gilberto Machado); Ponto de Flores na Linha Vermelha (Zumbi); Travessia 29 de Junho (Guandu); área pública da Rua Alzira Maria Pinheiro (Jardim Itapemirim;) e os logradouros públicos da Avenida Raul Nassar (BNH de Baixo).

 

Intervenções diversas

 

Os servidores da Semdurb também estiveram empenhados na elaboração de projetos para várias intervenções no município, atendendo a solicitações diversas. Dentre eles, destacam-se a revitalização da Avenida Beira Rio (a ser executado no primeiro semestre de 2018), de praças, pontes e abrigos de ônibus.

 

Novo secretário

 

Em 2018, o secretário Mario Louzada deixa a Semdurb, conforme cronograma previamente estabelecido internamente, e passa a se dedicar exclusivamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Quem assume o lugar de Louzada é Jonei Santos Petri, de 45 anos. A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Município.

 

"Cumpri a missão estabelecida conjuntamente com o prefeito Victor Coelho. Agora, a minha dedicação será exclusiva à Semma, dando prosseguimento às importantes ações que temos desenvolvido, como recuperação de nascentes, melhoria da arborização, elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental e agilização dos processos de licenciamento ambiental", justifica o secretário.

 

Jonei possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e experiência profissional em elaboração e execução de projetos arquitetônicos e urbanísticos diversos, acompanhamento de obras, dentre outras competências.

Comentários