Casa do Cidadão ganha agendamento online - Jornal Fato
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Casa do Cidadão ganha agendamento online

Basta acessar agendamento.cachoeiro.es.gov.br


O serviço atuará com distribuição de senha somente até sexta, no local de atendimento, na Beira Rio

Não será mais preciso fila para o atendimento na Casa do Cidadão, em Cachoeiro de Itapemirim. Essa é a promessa da Prefeitura que colocou ontem em funcionamento o agendamento online para os serviços oferecidos no local, em parceria com o governo estadual. Basta acessar agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Com sede hoje na avenida Beira Rio, anexo ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), o local fornece primeira e segunda via da carteira de identidade e o atestado de bons antecedentes. Usuários que não tiverem acesso a internet móvel ou fixa vão contar com suporte da equipe para agendar, no local.

Para possibilitar o novo sistema, o prefeito Victor Coelho acionou a empresa de tecnologia da informação do município, a Dataci, que preparou e instalou o sistema, após autorização da Polícia Civil. A primeira área de acesso, no portal, por enquanto, será a mesma visitada pelo internauta para marcação de serviços de saúde.

"Sempre defendi e acreditei na tecnologia como grande instrumento de prestação de serviços públicos. Precisamos usar cada vez mais as inovações a favor da população e facilitar a vida do cidadão. Já conseguimos implantar em alguns setores este ano e o objetivo é ampliar os sistemas para outros segmentos também", afirma o prefeito.

"Nossa meta é disponibilizar recursos tecnológicos para agilizar os serviços públicos, beneficiando o cidadão cachoeirense", destaca o diretor-presidente da Dataci, Carlos Henrique Salgado.  

O vereador Rodrigo Sandi (Pode), que há meses indicou a utilização da tecnologia para a eliminação das filas comemorou. No período mais crítico, a Casa do cidadão funcionou no térreo de Câmara e era preciso passar a noite na fila e, mesmo assim, não havia garantia de conseguir uma das poucas senhas disponibilizadas.

 

Idosos e pessoas com deficiência não precisam agendar

Idosos e pessoas com deficiência não precisam agendar, pois têm guichê especial. A marcação online passa a ser o único modo de conseguir o atendimento para o público geral. Durante esta semana, no entanto, fica valendo o sistema antigo, com distribuição de senhas no local.

"O novo sistema vai facilitar em muito a vida das pessoas que precisam desses serviços. E o próprio servidor é beneficiado, pois terá ambiente mais adequado para prestar o atendimento", ressalta o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Junior.

Para o funcionamento da Casa do Cidadão em Cachoeiro, a prefeitura fornece dois servidores, e atuam ainda quatro estagiários por turno, por meio do programa Jovens Valores. O atendimento é das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, de segunda a sexta. Ficam disponíveis no sistema online 20 senhas para o turno da manhã e 20 para o da tarde.

 

Passo a passo do agendamento

Para fazer o agendamento, deve-se, primeiro, selecionar a categoria "SINE- Documentos" e, em seguida, escolher um dos serviços: emissão de carteira de identidade (manhã ou tarde) ou emissão de atestado de antecedentes. Nessa fase, de acordo com a opção escolhida, são informados os documentos que precisam ser apresentados no atendimento presencial.

Na terceira e última etapa, o usuário deve escolher data e horário disponíveis no sistema e preencher os dados pessoais.

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