Catadores de lixo e garis em greve em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Catadores de lixo e garis em greve em Cachoeiro

Principais reivindicações são 15% de aumento salarial, R$ 1 mil de ticket alimentação e plano de saúde


- Foto: Ilustrativa.

Trabalhadores que atuam na concessionária responsável pela coleta de lixo residencial e demais serviços públicos relacionados à limpeza urbana entraram em greve hoje (23) em Cachoeiro de Itapemirim. 

A informação é do sindicato que representa a categoria (Sindilimpe-ES). As principais reivindicações são 15% de aumento salarial, R$ 1 mil de ticket alimentação e plano de saúde.

"O município de Cachoeiro é um dos menores salários de todo o Espírito Santo", aponta o diretor do Sindilimpe-ES, Bruno Borges. 

"Os trabalhadores querem equiparar o salário com Vitória. Não só Cachoeiro mas as demais cidades do interior que têm salário abaixo da categoria", explica o sindicalista. 

A classe está de braços cruzados desde ontem nos municípios da Grande Vitória. 

"O Sindilimpe sempre vai lutar para que os trabalhadores sejam respeitados e tenham a remuneração que merecem", conclui Borges.

 

 

Reunião

A informação é que no momento acontece uma reunião com empregadores, mediada pelo Ministério do Trabalho. 

Mais detalhes em breve.  

 

 

Prefeitura alega ter

sido surpreendida   

A Prefeitura de Cachoeiro informa que foi surpreendida na manhã desta terça-feira com o anúncio da paralisação dos serviços de coleta de lixo no  município. 

"É bom ressaltar que não foi respeitado o prazo de 72 horas, estabelecido por lei, em relação a comunicação de paralisação das atividades", argumenta, em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação.  

Agora pela manhã, continua o texto, os sindicatos patronal e o dos trabalhadores estão reunidos, em Vitória, para negociar um acordo salarial.

Para não comprometer o recolhimento, a Secretaria de Manutenção e Serviços de Cachoeiro assegura que está mobilizando equipe e frota próprias para realizar a coleta na cidade. 

A Prefeitura de Cachoeiro pede à população para que, quem puder, armazene seu lixo em casa até que a situação seja resolvida. 

 

 

Nota do sindicato patronal:

"O Sindicato Estadual das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo (Selures) vem publicamente  informar que, devido à Assembleia de Negociação Salarial do Sindicato dos Trabalhadores (Sindilimpe), realizada na manhã desta segunda-feira (22), os serviços de limpeza foram prejudicados nos municípios da Grande Vitória. O Selures reafirma sua posição ao público e esclarece que continuará buscando um acordo para o impasse instalado. A associação patronal gostaria de informar que solicitou mediação ao Ministério do Trabalho (MT-ES), marcada para acontecer nesta terça-feira (23). O Selures convoca os trabalhadores para que continuem exercendo as suas funções, essenciais para a manutenção da ordem pública, garantindo a saúde da população, especialmente neste período em que são comuns as fortes chuvas de verão".



 

 

 



Comentários