Começa preparação para a Bienal Rubem Braga 2020 - Jornal Fato
Geral

Começa preparação para a Bienal Rubem Braga 2020

"É a primeira vez que fazemos essa ligação entre a última edição e a bienal seguinte", diz secretária de Cultura


Atividades foram anunciadas no LiteraNewton, evento realizado na Casa dos Braga, no fim de semana - Márcia Leal/PMCI

No último fim de semana, a prefeitura de Cachoeiro deu o pontapé inicial na construção da Bienal Rubem Braga de 2020. Foi durante o LiteraNewton, evento cultural realizado na Casa dos Braga, na sexta-feira (10) e no sábado (11), em homenagem ao escritor Newton Braga (1911-1962), irmão de Rubem.

No sábado, a secretária Municipal de Cultura, Fernanda Moreira, abriu oficialmente as atividades de mobilização para a próxima feira literária, com o lançamento da logomarca da oitava edição, da coletânea de textos publicados no blog "Nas Asas da Borboleta Amarela" e do projeto Pé de Livros.

Outro ponto foi a divulgação das personalidades que serão homenageadas em 2020. Pela primeira vez, serão três mulheres, grandes amigas de Rubem: a escritora Clarice Lispector (1920-1977), a atriz Tônia Carrero (falecida no início deste ano e participante da segunda Bienal) e Lygia Marina de Moraes, viúva do escritor Fernando Sabino (1923-2004).

"O objetivo principal do LiteraNewton é a educação patrimonial, fomentar a leitura e a produção literária. Pretendemos contribuir com a formação de crianças e adolescentes, para restaurar o conhecimento histórico, cultural e geográfico de Cachoeiro. É uma ação que busca também desenvolver e restaurar o amor do cachoeirense pela cidade. A Casa dos Braga é uma casa de pessoas ilustres, guarda uma simbologia muito grande e o evento coloca a Bienal na estrada para 2020", citou a secretária.


 

Livro virtual, logo e Pé de Livros

Com mais de 200 publicações de autores amadores da cidade, a coletânea lançada no evento está disponível no endereço semcult.cachoeiro.es.gov.br, onde pode ser baixada gratuitamente. O livro virtual resulta de uma ação pré-Bienal 2018, com foco na revelação de novos talentos cachoeirenses das letras.

Outro projeto já utilizado na sensibilização para a Bienal deste ano, o Pé de Livros será ampliado e realizado em três formatos. Acontecerá na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, a cada duas semanas, sempre às sextas-feiras, voltado especialmente para alunos, com literatura de autores de Cachoeiro. Aos domingos, já na segunda quinzena deste mês, fará parte da programação do "Domingo na Praça", também realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), na Praça de Fátima. E a partir de 2019, o projeto retoma suas ações itinerantes, com visitas a bairros, distritos e cidades vizinhas, levando sessões de leitura e contações de histórias aos locais atendidos.

"É a primeira vez que fazemos essa ligação entre a última edição e a bienal seguinte. Sempre foi um desejo dos organizadores, além de ser uma solicitação da comunidade artística de que a Bienal Rubem Braga não fosse apenas o grande evento comemorativo em maio, mas um projeto contínuo", explicou o subsecretário de Cultura, Lucimar Costa.

A logo para a próxima Bienal se baseia na marca anterior, mas, agora, o livro que antes tinha sete páginas conta com oito, em alusão à oitava edição. Foi desenvolvida pela equipe da Subsecretaria de Marketing da Secretaria Municipal de Governo.

 


LiteraNewton

No primeiro dia do LiteraNewton, mais de 200 alunos de escolas do município e do estado assistiram e participaram de leituras dramáticas e performances no palco localizado na Casa dos Braga. Os estudantes utilizaram poesias e textos em prosa do autor aniversariante e de outros autores cachoeirenses.

No sábado, os participantes fizeram ainda um passeio literário da Biblioteca Municipal até a Casa dos Braga. Durante o percurso, aconteciam pequenas pausas para leitura de trechos de poesias de autores desconhecidos de Cachoeiro e de Newton. Em seguida, fizeram uma visita guiada a todos os cômodos da casa.

No encerramento, os alunos do Centro Integrado de Atividades Educacionais Newton Braga e participantes do projeto Novos Talentos fizeram apresentações musicais para festejar a data.

Comentários