Conheça a Associação Amigos dos Animais - Jornal Fato
Geral

Conheça a Associação Amigos dos Animais


Fotos: Divulgação/Amakaxu

 

por Dayane Hemerly

 

Há em Cachoeiro, há 15 anos, a Associação Amigos dos Animais de Cachoeiro de Itapemirim (Amakaxu), uma ONG protetora dos animais, coordenada pela fundadora e presidente Selma Gomes dos Santos Santiago, que tem como objetivo apoiar, promover e ajudar no processo de adoção de animais. Esta é uma entidade sem fins lucrativos, fruto da união de pessoas que já trabalhavam em benefício de animais vítimas de maus-tratos e abandono.

 

Para cuidar dos animais recolhidos das ruas, a fundadora da organização informou que criou projetos de castração e o esboço da lei de castração que há no município. Além disso, os animais recebem todos os cuidados veterinários, alimentação e higiene. Além de adoções, a Amakaxu oferece para a população palestras e eventos de conscientização sobre a guarda responsável de animais.

 

Todos os membros da Associação têm em sua casa animais adotados, vítimas de negligências. Selma informa ainda, que eles não fazem mais recolhimentos de animais por causa da falta de espaço. Para tanto, eles fazem divulgação de animais que estão nas ruas para serem adotados, nas redes sociais .

 

Eles contam ainda com a ajuda do Centro de Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que é um órgão pertencente à Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O local possui uma médica veterinária para atender os animais mantidos em sua estrutura.

 

Para a diretora da Amakaxu, a prioridade, hoje, são os animais que estão no CCZ. "Estes, para nós, são prioridades, pois entendemos que para eles é o final da linha, porque dependem que pessoas os tirem de lá e os adotem. Por isso fazemos campanhas nas redes sociais mostrando os animais. Com isso fortalecemos a cultura da adoção em um lugar que muitos desconhecem e só lembram quando querem descartar seus animais." Ela fala ainda, que devido à campanha, os animais têm ficado menos tempo no CCZ.

 

De acordo com Selma, a Prefeitura ajuda sempre que eles necessitam, com comedouros, caminhas, jornais e o que mais for preciso.

 

Através das vendas de livros doados por amigos, é que a ONG consegue se manter e ajudar os animais de rua.

 

"A nossa mensagem é que adotem os animais do CCZ.", conclui Selma.

 

Quem tiver interesse em conhecer os cães disponíveis para adoção pode ir ao CCZ, que fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h00, às margens da rodovia Cachoeiro-Muqui, no bairro Aeroporto. Telefone: (28) 3155-5220

 

Para obter mais informações, os interessados podem, também, entrar em contato diretamente com a presidente da Amakaxu, Selma Gomes, pelo telefone: (28) 99962-5189.

.

Comentários