Consulta para crianças pode ser agendada online - Jornal Fato
Geral

Consulta para crianças pode ser agendada online

Puericultura é direcionada a crianças de 0 a 9 anos, tendo consultas periódicas de avaliação


A consulta de enfermagem para acompanhamento da saúde das crianças (puericultura) agora pode ser agendada pela internet, para realização em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro. É mais um serviço contemplado no  sistema de agendamento online recém-implantado pela prefeitura.  

A puericultura é direcionada a crianças de 0 a 9 anos. Com ela, é possível detectar problemas precocemente, estabelecer diagnóstico de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir positivamente diante das alterações que surgirem. O trabalho é realizado por profissionais de enfermagem, havendo o encaminhamento para médicos quando é atestada a necessidade.

Entre os quesitos avaliados nos atendimentos estão o aspecto nutricional, vacinação e tratamento de doenças crônicas e outras patologias. A frequência das consultas varia de acordo com a idade do paciente.

Os atendimentos em Cachoeiro seguem os pressupostos na portaria federal 1.103, de 15 de agosto de 2015, que institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O PNAISC visa reduzir a mortalidade infantil e garantir o pleno desenvolvimento das crianças por meio do fornecimento de melhores condições de vida, sobretudo em áreas mais vulneráveis.

"É fundamental que as crianças do nosso município tenham todas as condições de saúde necessárias para o desenvolvimento, sobretudo as da chamada primeira infância, e o agendamento online dá mais agilidade à marcação das consultas", destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Para fazer o agendamento, basta entrar no site agendamento.cachoeiro.es.gov.br. Na primeira etapa, o usuário deve escolher a categoria "Saúde da Criança" e uma dentre as 19 profissionais listadas que realizam o atendimento por meio da marcação online. Na etapa seguinte, é feita a confirmação da UBS desejada. Por último, escolhe-se a data desejada, dentre as disponíveis, e são informados os dados pessoais.

Projeto-piloto

O sistema de agendamento online de serviços de saúde, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Comunicação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci), foi implantado em Cachoeiro como um projeto-piloto. A intenção é ampliar a possibilidade da marcação pela internet a todas as UBS do município.

As dez unidades de saúde do município com agendamento online já disponível são as localizadas nos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Novo Parque, Alto União e Village da Luz.

Para poder utilizar o sistema, é indispensável ter em mãos o cartão do SUS. Quem ainda não possui o documento deve ir ao Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu (avenida Jones dos Santos Neves, Santo Antônio) e apresentar CPF e comprovante de residência. Os horários de atendimento são de 7h ao meio-dia e de 13h às 15h30. Mesmo aqueles que já possuem precisam realizar a atualização cadastral no Centro de Saúde, exceto os cartões que começam com o número 7.

Comentários