Córrego do Coramara vai ser limpo em mutirão - Jornal Fato
Geral

Córrego do Coramara vai ser limpo em mutirão

O mutirão vai ser conduzido pela prefeitura de Cachoeiro, e parceiros, amanhã, a partir das 8h30, com início no bairro Jardim Itapemirim


- Divulgação/PMCI

Esta quinta-feira (22) será Dia D de limpeza do córrego Coramara, em Cachoeiro de Itapemirim. O mutirão vai ser conduzido pela prefeitura, com apoio de parceiros, e se concentrará às 8h30 na quadra da escola municipal Galdino Teodoro da Silva, no bairro Jardim Itapemirim.

Dali, os participantes envolvidos serão distribuídos para ações nessa comunidade e no bairro IBC, ambos contemplados nessa primeira etapa do trabalho conjunto na região, cujo foco principal é a retirada de sujeira em parte do leito aberto, com remoção de entulhos, até o trecho entre os bairros Monte Cristo e São Lucas.

O Dia D incluirá, também, coleta seletiva e caminhada ecológica com educação ambiental em comércios e residências do IBC e do Jardim Itapemirim, com o objetivo de sensibilizar as comunidades a respeito do hábito de separar o lixo e outros resíduos e da importância da reciclagem. Ainda na ocasião, será diagnosticada a área com melhor acessibilidade - para ambas as regiões - para a implantação de um ponto de entrega voluntária (PEV).

Os trabalhos continuarão até a segunda fase, que será de conclusão, definida para 8 de dezembro. O mutirão faz parte de acordo de cooperação técnica para revitalização dos córregos.

Nela, atuam em parceria as secretarias municipais de Governo (Semgov), de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), de Saúde (Semus), de Obras (Semo), de Meio Ambiente (Semma), de Serviços Urbanos (Semsur), a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), BRK Ambiental e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro (Fammopoci).

A equipe da Semsur participa com servidores e o maquinário para limpeza. Paralelamente ao mutirão, a Semus fará uma campanha de conscientização para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

"Em princípio, todos os córregos, embora mapeados e já com prévios estudos de ações de intervenção, deverão sempre contar com as secretarias correlatas para um trabalho de maior impacto. Nesse sentido, sempre caberá um plano de ação obedecendo os cronogramas de cada pasta", destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Milas Alves.

Comentários