Criança fica em estado grave após ingerir "leitinho" - Jornal Fato
Geral

Criança fica em estado grave após ingerir "leitinho"

Ele sofreu queimaduras na boca e no esôfago após tomar uma vitamina de caixinha


Uma criança de sete anos, de Castelo, deu entrada na noite desta segunda-feira (24) com queimaduras na boca e no esôfago no Hospital Francisco de Assis (Hifa), em Cachoeiro de Itapemirim. A família alega que a criança sofreu os ferimentos após ingerir uma vitamina de frutas industrializada, em caixinha.

Fontes da unidade hospitalar confirmam que o menino sofreu as queimaduras, mas disse que não podem atestar se foram causadas pelo produto ingerido. Devido à gravidade dos ferimentos, a criança foi transferida para hospital de Vitória, especializado em queimados.

Procurada, a Vigilância Sanitária informou que precisa de comprovação do hospital de que foi realmente o produto que causou os ferimentos. Caso seja provado, será feita coleta do lote específico para análise.

O pai do menino, Ananias Amancio, contou que o fato aconteceu após buscar o filho na escola.

"Foi por volta de 11h30, a gente estava voltando para casa e ele me pediu para comprar um 'leitinho'. Eu não queria dar, mas ele insistiu e pediu por favor", comenta.

O pai diz que depois do almoço, a criança sentou no sofá e pediu para tomar o "leitinho". "Meu filho chupou o canudinho uma vez só e logo cuspiu. Disse várias vezes que estava ardendo. Levei ele ao banheiro rápido e ele começou a cuspir sangue. Corremos para a Santa Casa de Castelo e de lá ele foi levado direto para a UTI do Hifa em Cachoeiro. Ele está entubado", lamenta o pai.

De acordo com Ananias, duas pessoas no hospital analisaram o produto e disseram que é provável que dentro da embalagem tenha produto corrosivo. Um teste químico será feito e o resultado será entregue em 24 horas.

O homem ainda relatou que a empresa não está prestando assistência. Mas que ele necessita de ajuda, porque nem à Vitória consegue ir. "Eles pediram para primeiro eu cuidar do meu filho, que depois me darão assistência. Mas eu preciso de ajuda agora, não tenho carro para ir para Vitória. Meu menino está em estado grave, a vida dele está em risco. É agora que eu preciso de ajuda", apela, dizendo ainda que se confirmado que a queimadura foi causada pela vitamina, irá processar a empresa.

A assessoria da indústria informou que está apurando o caso, manifestou preocupação com a saúde do garoto e se colocou à disposição da família, embora não creia que o produto tenha causado as lesões.

"Não podemos afirmar que foi o nosso produto. Dentre tantas pessoas que fazem o consumo, só ele teve uma reação? É preciso uma investigação profunda a respeito. Temos linha de produção rigorosa e testes de qualidade. Somos rígidos quanto à distribuição destes alimentos e nos preocupamos com nossos clientes", relata a empresa.

O nome da empresa que fabrica o produto não será revelado enquanto não forem concluídos os testes que podem comprovar ou descartar que a causa dos ferimentos e posterior internação tenha sido o alimento.

Comentários