Curso forma pescadores profissionais - Jornal Fato
Geral

Curso forma pescadores profissionais

Capacitação acontecerá em Marataízes, no próximo mês. O início das inscrições será na próxima quarta-feira, na Colônia de Pesca da cidade


- Edy Ferreira

A Marinha do Brasil, Capitania dos Portos do Espírito Santo, abre inscrição, para o curso de formação de "Pescador Profissional", atendendo ao pedido da colônia dos pescadores Z-8 Nossa Senhora dos Navegantes, de Marataízes. A inscrição é gratuita com vagas limitadas.

Segundo o presidente do Conselho Fiscal da Colônia Z-8, Wellington Miguel de Paiva, o curso é a única maneira de se obter a Caderneta POP nível de habilitação 1, habilitação necessária para trabalharem em alto mar, inclusive com registro atrelado à embarcação, como se fosse uma CNH.

"Todos os pescadores do litoral sul poderão participar. Teremos quatro oficias da Marinha do Brasil capacitando nossos pescadores com técnicas de navegação, equipamentos de salvatagem, sobrevivência, navegação noturna dentre outros conhecimentos. Agradeço a parceria da Prefeitura de Marataízes, pois a pesca na atual gestão vem avançando", disse.

As inscrições serão realizadas na colônia de Marataízes, localizada na Rua Jayme dos Santos Neves, nº 37 na Barra de Itapemirim, próximo ao antigo Batalhão da PM, das 9h00 às 16h00. Atendimento do dia 17 desse mês ao dia 02 de novembro.

O interessado deve ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos no ato da matrícula, escolaridade inferior ao 6º ano do Ensino Fundamental, apresentar indicação de Empresa de Pesca ou de entidades representativas dos pescadores (Empresa, Federação, Sindicatos ou Colônias). Terá o preenchimento de 35 vagas, mediante aprovação neste processo seletivo.

O resultado do exame de seleção será divulgado no quadro de aviso da colônia de pesca, no mesmo local da inscrição. O curso teórico-prático será ministrado no período de 05 a 23 de novembro, no auditório da Secretaria de Agricultura de Marataízes das 8h00 às 16h30.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

No ato da inscrição terá que apresentar: RG, CPF, Título Eleitoral, Certificado de Reservistas ou outro documento que comprove a quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino e comprovante de residência. Ainda, duas fotos recentes 3x4 e 7x5, de frente (fundo branco, datada e usando camisa com gola para homens), comprovante de escolaridade, atestado médico ocupacional (ASO) que indique, explicitamente, atender aos padrões de aptidão médica e habilidade física mínima para o exercício profissional como aquaviário, estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima e na NR-30 do Ministério do Trabalho e Emprego. Nos casos em que o candidato for aquaviário, apresentar cópia do CIR.

Mais informações, com Wellington Miguel de Paiva, pelo telefone 28 99904-0683.

Comentários