Curso para guardas está na fase final - Jornal Fato
Geral

Curso para guardas está na fase final

Aulas visam aprofundamento dos conhecimentos sobre sistema de trânsito


Foto: Divulgação/PMCI

Mais uma etapa do curso de formação funcional para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro teve início nesta semana. São atividades do estágio supervisionado de trânsito, ministradas na sede da GCM de Vila Velha, por instrutores da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES). 
Para participarem das aulas, com carga horária de 40 horas, os guardas foram divididos em três turmas, de modo a não prejudicar a atuação da corporação no município. 
O primeiro grupo está aprofundando conhecimentos em temas como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Uma delas é a 354/2010, que versa sobre requisitos de segurança para o transporte de blocos e chapas serradas de rochas ornamentais, atividade comum em Cachoeiro.
A outra é a 532/2015, que trata da utilização de câmeras de segurança como instrumento de fiscalização de trânsito, trabalho quem Cachoeiro é feito a partir da central de videomonitoramento. O estudo do Código de Trânsito Brasileiro e aulas práticas também fazem parte dessa etapa do curso.
"Em Cachoeiro, a fiscalização do trânsito é feita pelos agentes de trânsito. Contudo, o Estatuto Geral das Guardas Municipais (lei 13022/2014) prevê que os guardas possam atuar nessa área, quando necessário. Por isso, essa oportunidade de atualização sobre as regras é fundamental", destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

Curso é requisito para porte de arma de fogo
O estágio supervisionado de trânsito é um dos últimos componentes programáticos do curso de formação, que tem, ao todo, 550 horas de aulas teóricas e práticas em 28 disciplinas. A conclusão da capacitação, que incluiu aulas de tiro e armamento, é um dos requisitos para que os guardas municipais de Cachoeiro terem porte de arma de fogo. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) toma as medidas para firmar convênio com a Polícia Federal, visando a emissão dos portes.

Comentários