Destaque na escola recebe honras - Jornal Fato
Geral

Destaque na escola recebe honras

Aluna cachoeirense recebe honrarias em Cachoeiro e Castelo após sucesso 3º lugar em seleção de intercâmbio


Ana Júlia Vettorazzi Bruneli, de 16 anos, estudou no Ifes e competiu com alunos de escolas renomadas

 

Dayane Hemerly

 

A estudante cachoeirense Ana Júlia Vettorazzi Bruneli, de 16 anos, oriunda do Ifes, recebeu uma menção honrosa das mãos do prefeito Victor Coelho, na segunda-feira (30), por seu destaque no processo de seleção para um intercâmbio na Itália, realizado pelo tradicional Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU), no Rio de Janeiro. O IBEU foi fundado em 1937. Ela ficou em terceiro, numa seleção que reuniu candidatos de escolas renomadas.

 

O evento em sua homenagem aconteceu na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Na terça (31) ela também recebeu homenagem na Câmara de Castelo. A jovem ficou entre os 100 selecionados na primeira fase, com candidatos capixabas e do Rio de Janeiro, e entre os sete, na segunda. Não conseguiu a vaga de intercambista na Itália, mas foi a única do Espírito Santo a chegar tão longe.

 

A mãe de Ana Júlia, Gislene Roger Vettorazzi Bruneli, sente orgulho da filha. "É uma menina dedicada, que mereceu a homenagem. Eu cumpri minha missão de cuidar e ajudar ela nessa fase de sua vida".

 

A estudante, que diz fazer sempre o melhor em tudo e que as honrarias recebidas só a motivaram mais. "Me sinto incentivada a prosseguir nas minhas metas de vida. Sempre dei o melhor de mim, e não será diferente".

 

Ana menciona que a educação é um meio de se chegar aos propósitos idealizados e que todos os alunos de escolas públicas, assim como ela, possam perceber que não é difícil para chegar às conquistas, é preciso apenas se dedicar.

 

"Não quero ser apenas um exemplo a ser seguido, quero também que os outros jovens despertem que o ensino é necessário para tudo em nossas vidas", explica, dizendo ainda que essa seleção a enriqueceu culturalmente, além de ter tido a experiência de competir com grandes escolas como a aeronáutica.

 

"Pude aperfeiçoar os meus conhecimentos, passei por um teste psicológico também, porque não é fácil, mas estou feliz por ter representado bem nossa cidade", finaliza.

 

O prefeito Victor Coelho falou à reportagem e disse que a cidade deve se orgulhar muito da conquista de Ana Júlia. "A viagem não foi desta vez, mas ficar em terceiro lugar, a nível nacional, com certeza, já é motivo de muita festa. Parabéns a estudante e a Câmara que registrou esse momento. Ana Julia é exemplo e inspiração pra muita gente", comenta.

 

Seleção

 

No processo de seleção, Ana ficou entre os 100 selecionados na primeira fase. Ela se destacou na redação e ficou entre os sete finalistas. Já na segunda etapa, os estudantes passaram por entrevista individual e tiveram que apresentar diversas informações sobre um país.

A adolescente falou sobre a Finlândia e, após passar por oito horas de testes, conseguiu o 3º lugar.

Comentários