Evento reúne judeus em Rio Novo do Sul - Jornal Fato
Geral

Evento reúne judeus em Rio Novo do Sul

Objetivo do encontro é fazer com que as famílias forçadas à conversão durante a inquisição retornem ao judaísmo


Cerca de 90 pessoas participaram de um evento judaico neste fim de semana em Rio Novo do Sul. O projeto "Sinagogas Sem Fronteiras" aconteceu no pátio da Escola Municipal Bodart Júnior, neste domingo (17).

As comunidades Ohel Ovadiah Yosef de Vila Velha e Etz Chaim de Rio Novo do Sul promoveram o encontro que tem como objetivo trazer de volta ao judaísmo "as famílias que foram forçadas à conversão do cristianismo pela Igreja Católica Romana, no período da Inquisição".

Muitas destas famílias, foram expulsas de Portugal e Espanha e se refugiaram no Brasil, tendo o sobrenome trocado e, com o passar das gerações, foram perdendo sua origem religiosa.

Ainda no evento, que contou com a presença do Rabino Ventura, do projeto "Sinagogas Sem Fronteiras", foi servido almoço às famílias após o estudo das escrituras, a Torá, e o Tefilá, uma oração judaica em hebraico.

Segundo um dos participantes do encontro, Ed Brisson, o evento é para resgatar as origem religiosas e, principalmente, os valores das escrituras e da família. "Não é só viver como judeu, é o verdadeiro valor das escrituras. Como se comportar dentro do ambiente familiar e na sociedade. Para se achegar a Hashem D'us, primeiro eu preciso amar a humanidade, todos somos irmãos, filhos de D'us".

No Espírito Santo, há duas comunidades pertencentes ao projeto "Sinagogas Sem Fronteiras", Ohel Ovadiah Yosef, de Vila Velha e Etz Chaim, de Rio Novo do Sul, que são formadas pelos "Anussim", descendentes de judeus forçados a abandonar a religião. Parte da atual geração está retornando ao judaísmo.

No encontro também foi exposto o "Aron", local onde é guardado a Torá, escrita em hebraico e em pergaminho de couro.

Curiosidades

Só é considerado judeu aqueles que nascem de mãe judia. Se o pai for judeu e a mãe não, o filho (a) não é considerado judeu até que faça a conversão ao judaísmo.

Àqueles que tiverem interesse em conhecer mais sobre o judaísmo e suas origens dentro da religião podem entrar em contato com Ed, por meio do telefone 28 99975-3465, no Sul do Estado e com Aharon, por meio do telefone 27 99954-0222, em Vila Velha.

Comentários