Exposul pode entrar no calendário estadual - Jornal Fato
Geral

Exposul pode entrar no calendário estadual

Um total de 10 prefeitos participou da abertura ontem, além de deputados estaduais e secretários de governo.


Um grande número de pessoas de várias cidades capixabas participou nesta quarta-feira (11) da abertura da Exposul rural, a maior feira do setor agro da região Sul do Espírito Santo. E o grande movimento chamou a atenção do governador Paulo Hartung, que participou da abertura do evento.


Para ele, se continuar crescendo no mesmo rítmo, a Exposul, que teve sua primeira edição no ano passado, pode se tornar em pouco tempo uma feira estadual e até nacional. "Esse aqui é um momento de congraçamento entre toda a produção rural. Está crescendo em número de municípios. Vamos chegar ao ponto de ter todos os municípios aqui na feira", ressaltou.


Um total de 10 prefeitos participou da abertura ontem, além de deputados estaduais e secretários de governo.


Para o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes, um dos organizadores do evento, a fala do governador é motivo de orgulho. "Não falo isso em meu nome, mas dos produtores rurais. Quem faz essa feira são os agricultores, é a força da agricultura", ressaltou.


Na avaliação de Wesley, a Exposul é o local do grande encontro do agro sul. "Queremos que, pela agricultura, as pessoas conversem de tudo, sobre movimento, negócio, sustentabilidade, tecnologia e inovação, para que a Exposul seja esse legado ao produtor rural", destacou.


O evento, que acontece no Parque de Exposições do bairro Aeroporto, segue até domingo. Ao todo, serão mais de 50 atividades gratuitas e abertas ao público em geral, como minicursos, palestras, workshops, comercialização de artesanato, concursos e competições, shows musicais e apresentações folclóricas.


Mais de 100 estandes foram montados no Parque de Exposições. Dentre os expositores estão empresas, cooperativas, associações, escolas e 11 prefeituras (incluindo a de Cachoeiro): Anchieta, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Vargem Alta, Jerônimo Monteiro e Venda Nova do Imigrante.

 

Lei vai desburocratizar negócios rurais

Uma das novidades apresentadas ontem na abertura da Exposul Rural foi a assinatura do projeto de Lei que cria uma regulamentação específica para as agroindústrias de pequeno porte com o objetivo de desburocratizar o surgimento de novos negócios.


Com isso, aproximadamente 600 empreendimentos em todo o Estado terão a oportunidade de sair da informalidade e ampliar o mercado. O documento segue para Assembleia Legislativa, onde será analisado pelos deputados estaduais.


"Precisamos facilitar a vida de quem quer empreender e trabalhar para gerar oportunidades em nosso Estado", ressaltou o governador Paulo Hartung, ao assinar o documento.


A estimativa é que, com a aprovação da legislação, em torno de 200 agroindústrias sejam registradas somente neste ano, podendo comercializar em todo o Espírito Santo e, inclusive, ofertar para programas de alimentação escolar.


A proposta visa estabelecer novas diretrizes para regularização, inspeção e ampliação das fronteiras de comercialização dos produtos da agroindústria de pequeno porte de origem animal.


De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Júnior Abreu, a proposta é uma grande conquista do setor. "As diretrizes anteriores foram formuladas com foco na produção de larga escala, tornando a inserção dos pequenos produtores difícil e onerosa", disse.


Ele completou: "A ideia é desburocratizar, mas com a garantia de inocuidade e qualidade sanitária dos produtos de origem animal ofertados para o consumo da população capixaba, independente do porte da agroindústria ou da esfera do serviço de inspeção".


Pela nova proposta, serão revistas algumas questões de infraestrutura do estabelecimento, sendo priorizada a utilização do Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF), com foco na qualidade do produto final a partir de análises laboratoriais constantes.

 

 

Comentários