Fachada do Palácio Bernardino Monteiro é revitalizada - Jornal Fato
Geral

Fachada do Palácio Bernardino Monteiro é revitalizada

As melhorias no palácio fazem parte de um projeto da Semcult de repaginação de espaços culturais de Cachoeiro


Melhorias no edifício devem ser concluídas dentro de 15 dias - Foto: PMCI

Atual sede da prefeitura de Cachoeiro e patrimônio histórico estadual, o centenário Palácio Bernardino Monteiro está passando por um processo de recuperação da fachada, com limpeza, reparos e pintura.

Servidores das secretarias municipais de Obras (Semo), de Serviços Urbanos (Semsur) e de Cultura e Turismo (Semcult) participam do trabalho, que deve ser concluído dentro de 15 dias.

De acordo com o subsecretário de Cultura e Turismo, Lucimar Costa, a fachada do prédio, localizado na praça Jerônimo Monteiro, Centro, foi revitalizada pela última vez há cerca de oito anos.

"Estamos aproveitando para resgatar uma das primeiras cores que o prédio teve, um amarelo claro que deu o tom à fachada há muitas décadas. Nas portas e janelas, vamos manter a tonalidade de verde atual", informa Lucimar, destacando que a pintura foi comunicada ao Conselho Estadual de Cultura, órgão responsável pelo tombamento do edifício.

"Nossa intenção é deixar o prédio pronto para que, no início de novembro, comecemos a montagem da decoração natalina da praça Jerônimo Monteiro", complementa.

As melhorias no palácio fazem parte de um projeto da Semcult de repaginação de espaços culturais de Cachoeiro. O Museu Ferroviário Domingos Lage já recebeu melhorias recentemente e, em breve, será iniciada a reforma da Casa da Memória.

 

História do Palácio Bernardino Monteiro

O edifício foi inaugurado em 1912, para abrigar o Grupo Escolar Bernardino Monteiro, um dos estabelecimentos de ensino mais importantes na história do Espírito Santo. A arquitetura escolhida reproduz, propositalmente, um palacete, como forma de valorização da educação. 

Hoje, o imóvel, que foi tombado em 1985, abriga o gabinete do prefeito e mais três secretarias municipais, além da Sala Levino Fanzeres, que recebe exposições de arte, a Sala dos Prefeitos, com acervo de fotos de todos os prefeitos da cidade, e o Arquivo Público Municipal Evandro Moreira, fonte de pesquisa para estudantes, educadores e interessados em conhecer a história do município.

Comentários