Heci alerta: Fique em casa, mas não deixe de doar leite materno - Jornal Fato
Geral

Heci alerta: Fique em casa, mas não deixe de doar leite materno

Estoque do Banco de Leite está abaixo do ideal


Foto: Divulgação/HECI

Não é somente o Banco de Sangue do Hospital Evangélico que está sentindo a falta de doadores. O Banco de Leite Humano da instituição, único do Sul do Espirito Santo e responsável pelo atendimento dos bebês da região, já registra queda de 50% no seu estoque.  "No início do ano, recebíamos em média 35 mães ao mês aqui no setor para fazer a doação. Agora, estamos com um número inferior a 20", explica a enfermeira responsável pela captação, Reneida Carvalho.

Segundo ela, dos cinco freezers, normalmente cheios, hoje apenas dois estão em funcionamento devido à falta de material. "As mães estão preocupadas de virem a setor, por causa do Coronavírus. Mas não é necessário vir. Podemos ir buscar em domicilio com nossa Unidade móvel", explica.

Ela garante que a mãe pode ficar tranquila, pois todas as informações de como fazer a coleta são passadas através contato telefônico e a coleta em casa obedecendo às medidas de higiene e proteção previstas pelas autoridades sanitárias, e reforçada pelas normas técnicas e de procedimento da rede BLH Brasil, além dos cuidados habituais de higienização das mãos com álcool a 70% e a troca de luvas a cada coleta. "A própria mãe não precisa entregar o leite ao agente coletor. Pode pedir ao esposo, a avó do bebê ou outra pessoa que o faça", ressalva.

A enfermeira orienta que que não há comprovação científica da transmissão do vírus pela amamentação.  "Resolução 171 de 2006 reforça que toda doadora tem que estar saudável para realizar doação, portanto as mamães com sintomas gripais, podem e devem amamentar, mas não devem fazer a doação de leite materno", reitera Reneida. Ou seja, as mães saudáveis podem e devem ser doadoras.  

Aquelas mães que quiserem atender ao apelo da enfermeira Reneida e do Banco de Leite Humano do Hospital Evangélico, deve ligar (28)3526-6199 para obter todas as informações e orientações sobre este lindo e solidário ato de amor. Estamos aguardando a sua ligação! Doe leite, pois amamentação é a base da vida!

 

Fique sabendo!

O leite materno é uma fonte completa de alimentação para os bebês contendo todos os nutrientes necessários. Previne muitas doenças além de fortalecer o vínculo mãe e filho. Porém, os benefícios não são exclusivos para os bebês. Amamentar também é bom para a mamãe, pois ajuda na perda de peso, na volta do útero ao tamanho normal, e, também, previne o câncer de ovário e mama. 

 

Comentários