Hospital amplia número de cirurgias cardíacas em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Hospital amplia número de cirurgias cardíacas em Cachoeiro

O número de cirurgias subiu para 30 e a implantação de marca-passo passou de sete para 14


Após uma determinação da Justiça, o número de cirurgias cardíacas e implantação de marca-passo realizados no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, vai aumentar.

Por mês, 25 cirurgias cardíacas e sete inserções de marca-passo eram disponibilizadas pelo hospital. Agora, o número de cirurgias subiu para 30 e a implantação de marca-passo passou de sete para 14.

O hospital acredita que, com esse aumento, que já estava sendo negociado junto à Secretaria Estadual de Saúde, antes mesmo da ação civil pública, solicitada pelo Ministério Público, a demanda que antes era prejudicada pela falta de vagas para estes procedimentos, serão atendidas.

O Hospital Evangélico é referência em procedimentos cardíacos na região Sul do Estado e atende pacientes de vários municípios sulinos.

Em 2009 foi firmado um convênio entre o HECI e a Secretária Estadual de Saúde que, contratualmente, limitou a realização de apenas 25 cirurgias cardíacas e sete cirurgias de implante de marca-passo, o MP entendeu que o teto estabelecido passou a reduzir os atendimentos de adultos e crianças na espera pelos procedimentos, levando em conta que o tempo de espera para pacientes graves, poderia leva-los à morte.

A justiça determinou a regularização em até 60 dias, e o novo número destes procedimento deve ser efetivado a partir de Julho. 

Comentários