Jerônimo Monteiro: Evento especial na Semana do Museu - Jornal Fato
Geral

Jerônimo Monteiro: Evento especial na Semana do Museu

O público também poderá participar de jogos virtuais com temas ligados aos museus, além de oficinas para construção de óculos 3D.


Cinco dias dedicados à cultura, história e à ciência. A partir desta terça-feira (15) até sábado (19), o Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo (Muses), em Jerônimo Monteiro, terá uma programação especial em alusão à Semana Nacional dos Museus.


Com o tema "Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos", o Muses preparou atividades focadas na internet como uma ferramenta importante para a pesquisa. Além de visitas ao acervo, serão realizadas várias oficinas nos cinco dias.


Criado em 2013 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), de Alegre, o Muses funciona no centro de Jerônimo Monteiro e conta com amplo acervo nas áreas de zoologia, parasitologia, botânica, geologia e paleontologia.


No museu há, por exemplo, réplicas de fósseis de animais pré-históricos, fragmento de meteorito, rochas, animais peçonhentos e outros diversos da Mata Atlântica, espécies de plantas e sementes.


De acordo com a professora da equipe do Muses Alegre, Isabella Vilhena Freire Martins, entre as atividades da semana, os visitantes poderão fazer um tour virtual, por meio da internet, a alguns dos principais museus do mundo.


O público também poderá participar de jogos virtuais com temas ligados aos museus, além de oficinas para construção de óculos 3D.
Uma maquete em 3D do Caparaó vai mostrar o relevo da cadeia de montanhas onde está o maior pico capixaba e o terceiro mais elevado do país, o Pico da Bandeira, com 2.993 metros de altitude.


Nesta terça (15) a visita é focada aos alunos da educação infantil. Na quarta (16) e quinta (17), a visitação é voltada para estudantes da educação infantil. Na sexta (18) estarão visitando alunos do ensino médio. E no sábado, a participação é livre.


Segundo Isabella, além dos grupos de estudantes, qualquer visitante pode chegar ao Muses, visitar o acervo e participar das oficinas.
A Semana Nacional do Museu é organizada em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).


A programação será diariamente de 9 às 16 horas. As visitas em grupos devem ser agendadas pelo email [email protected]. Mais informações nos telefones 28 99918-7031 e 3558-2531.

 

 

 

 

Comentários