Mais de 47 mil devem ser vacinados contra gripe em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Mais de 47 mil devem ser vacinados contra gripe em Cachoeiro

A vacina protege contra os vírus Influenza A ou H1N1, H3N2 e Influenza tipo B


Rafaela Thompson

 

Mais de 47 mil cachoeirenses devem ser imunizados contra gripe na campanha deste ano, que teve início na última segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho. Ao todo, oito grupos prioritários vão poder receber a vacina.

A vacina protege contra os vírus Influenza A ou H1N1, H3N2 e Influenza tipo B.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, doentes crônicos, gestantes, em qualquer idade gestacional, puérperas, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, trabalhadores da área da educação, pessoas privados da liberdade e trabalhadores do sistema prisional podem solicitar a vacina.

Todas a unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim estão disponibilizando a vacina. Porém, nas unidades dos bairros Vila Rica, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora Aparecida, Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras e Valão, as vacinas estão sendo aplicadas nas segundas e sextas-feiras, já que estes locais não possuem sala de vacinação.

Outro local disponível para imunização é o Centro de Saúde Bolivar de Abreu, na Consolação. A coordenadora de imunização do município, Horminda Gonçalves, reforça que os contemplados devem procurar as unidades dos bairros em que residem, para evitar super lotação no Centro de Saúde.

É importante lembrar que, os trabalhadores da área da saúde e da educação, precisam comprovar a função. Para isto, eles devem levar uma declaração assinada pelo responsável ou supervisor comprovando a atuação na área. No caso dos trabalhadores, que atuam diretamente na sala de aula, é necessário levar uma declaração assinada pelo diretor da unidade.

Os doentes crônicos devem apresentar um laudo que comprove a doença, porém, caso faça acompanhamento nas unidades básicas de saúde, não é necessário levar o laudo, já que a unidade tem conhecimento da enfermidade. Se encaixam no grupo: pessoas com doenças respiratórias graves, pessoas com doenças cardíacas, pacientes em tratamentos contra doenças imunes supressoras, ou seja, pacientes oncológicos ou que estejam em tratamento com quimioterapia ou radioterapia, obesos mórbidos, portadores de hepatites e cirrose hepática, pacientes renais crônicos, diabéticos, pacientes com síndromes cromossômicas, como down e klinefelter e transplantados.

Reações

A vacina não possui reações graves, porém, em pacientes que tomam pela primeira vez, pode ocorrer, em casos isolados, um quadro febril e dores no corpo. A Secretaria de Saúde do município, espera alcançar 90% do público alvo até o fim da campanha.

Em apenas três dias de campanha, mais de quatro mil pessoas foram imunizadas.

Segundo Horminda, anualmente é feito uma pesquisa sobre os vírus gripais que circulam no Hemisfério Sul, na última pesquisa, foi constatado uma alteração nos vírus que são comuns, originado assim, uma gripe mais forte.

"Os vírus apresentaram alteração, e por isto, é expressamente necessário que os grupos de risco fiquem imunizados. Além, é claro, de cada um fazer sua parte. Evitanto locais fechados e aglomerados, lavando bem as mãos durante o dia e utilizando álcool em gel, se possível. Cada um precisa fazer sua parte", finalizou Horminda.

O objetivo da vacina é prevenir a disseminação do vírus, reduzir complicações causadas pela doença, diminuir as hospitalizações e reduzir os casos de mortes causados pelas gripes.  

 

 

 

 

Comentários