Marataízes realizou a 1ª Pré Conferência LGBT - Jornal Fato
Geral

Marataízes realizou a 1ª Pré Conferência LGBT

O evento contou com apresentação cultural, palestras, testes rápidos com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da secretaria de saúde


PMM - PMM

A 1ª Pré Conferência Municipal LGBT, aconteceu nesta segunda-feira (19), no auditório do Edifício Arunas, em Marataízes. Foi promovido pela categoria com o apoio da prefeitura municipal através da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho e o apoio das Secretarias de Defesa Social e Saúde. 

O evento teve como objetivo trabalhar na elaboração de diretrizes para a implantação de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos humanos e cidadania da população LGBT no município. Além disso, buscar diretamente o combate a discriminação, com propostas de politicas públicas em âmbito municipal, estadual e federal para discutir formas de garantia de direitos humanos e a construção do plano municipal da temática.

"Esse processo é fundamental para receber da sociedade civil as propostas, as impressões e as avaliações das políticas públicas. A comunidade LGBT é uma das mais engajadas com suas instituições e através desta pré conferência estamos dando o pri-meiro passo na promoção de conferências amplas e produtivas", afirma a diretora do CREAS, Rosinêz Machado Lima.

Historicamente a população LGBT sofre preconceito e discriminação que se manifesta de diversas formas, seja pela homofobia que se concretiza na violência, seja ela física ou moral e ainda, pela negação do reconhecimento da diversidade sexual.

Segundo Cláudia Raiala, participante do movimento, o preconceito existe, mas que a comunidade LGBT está unida e pronta para o debate. "Devemos respeitar uns aos outros, isso é o que importa." ressalta.

O evento teve apresentação cultural, palestras, testes rápidos com a equipe do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Saúde e exposição dos artesanatos em escama de peixe do Projeto Flores do Mar.

Comentários