Práticas de sustentabilidade em órgãos públicos - Jornal Fato
Geral

Práticas de sustentabilidade em órgãos públicos

Servidores municipais de Cachoeiro e de outros órgãos participaram do evento


PMCI

A cidade de Cachoeiro recebeu nessa semana, o curso de Sustentabilidade na Administração Pública (Agenda A3P), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e ONU Meio Ambiente para estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade. 

Servidores da prefeitura de Cachoeiro participaram do evento, realizado na segunda e na terça-feira, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, e apresentaram ações já desenvolvidas em unidades e repartições municipais.

"Falamos sobre coleta seletiva e ações como a captação de água da chuva em escolas para lavar banheiros, por exemplo, e o aproveitamento da água do ar-condicionado, para o mesmo fim, em vários departamentos. A prefeitura tem iniciativas importantes, mas precisamos ampliar as nossas práticas sustentáveis, e este curso foi fundamental para nos ajudar nessa tarefa", disse Carina Prado, consultora interna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)

Gestão de resíduos gerados, uso natural de recursos naturais e bens públicos, compras públicas sustentáveis, fortalecimento da gestão ambiental municipal e construção, reformas e ampliações sustentáveis foram alguns dos temas abordados no curso, que também atraiu representantes de outros municípios do Sul do Estado e de órgãos como o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"Cachoeiro foi um dos poucos municípios da região Sudeste do país escolhidos para receber o curso, o que é uma grande honra para nós. Essa oportunidade de qualificação foi uma contribuição muito importante para que a prefeitura e os outros órgãos públicos representados no evento avancem na incorporação de soluções sustentáveis às suas atividades, ampliando a economia de recursos naturais e, consequentemente, a redução de gastos", destacou o secretário Milas Aldrin.

Comentários