Prefeitura considera teste no trânsito bem-sucedido - Jornal Fato
Geral

Prefeitura considera teste no trânsito bem-sucedido

Alteração no fluxo realizada nesta terça-feira (22) visa garantir mais segurança a pedestres


Simulação foi feita no acesso à rua Costa Pereira pela praça Jerônimo Monteiro, Centro - Divulgação/PMCI

 

Técnicos da prefeitura de Cachoeiro avaliaram como muito positivo o teste de alteração no trânsito realizado nesta terça-feira (22), no acesso à rua Costa Pereira pela praça Jerônimo Monteiro, Centro. O objetivo foi experimentar a aplicação de medida prevista no Plano de Mobilidade Urbana do município que torna mais segura a travessia de pedestres no trecho, onde há registros de atropelamentos, inclusive, com vítima fatal.

 

Posta em prática no meio da manhã até o início da noite, a conversão para os veículos que acessam a Costa Pereira vindos da praça e também da ponte Carim Tanure foi deslocada em poucos metros, para a área em frente ao Banco do Brasil. Cones e fitas demarcaram a rota proposta, e os condutores foram orientados por agentes de trânsito.

 

De acordo com a equipe técnica responsável pelo teste, o traçado experimental induziu redução da velocidade dos veículos, garantindo aos pedestres condições mais favoráveis e seguras para a travessia na faixa que há no local, o que diminui riscos de acidentes.

 

A mudança proposta integra um projeto de ampliação da área de pedestres nessa região, em que seria incorporado à praça Jerônimo Monteiro o espaço que abrange o trecho de via na esquina da agência dos Correios até parte da área de estacionamento em frente ao Banco do Brasil. A criação desse espaço "humanizado" também favoreceria a acessibilidade e inclusão das pessoas com mobilidade reduzida.

 

"Vimos, na prática, que essa alteração é viável e, mais do que isso, necessária como medida em prol de um trânsito mais humanizado, em que o pedestre, elemento mais vulnerável nesse sistema, precisa ser protegido e favorecido. É o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro e o que os países mais avançados em termos de mobilidade urbana estão fazendo, com excelentes resultados", frisa o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

 

O secretário também ressalta que a implementação do projeto não acarretaria perda de vagas de estacionamento na região central. "Com a implantação do novo estacionamento rotativo, haverá vagas em número suficiente para atender aos condutores", afirma.

 

Além da Semdurb, acompanharam a intervenção servidores da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e da Agersa. Um relatório sobre o teste e a íntegra do projeto serão apresentados em audiência pública em data a ser definida.


 

Dificuldade acentuada para ônibus

 

 

Apesar da prefeitura afirmar que o teste foi positivo, na prática encontrou alguns problemas. Nesse registro fica evidente que o espaço para manobra é estreito para ônibus. O motorista precisou dar ré para conseguir seguir viagem. Também circula nas redes mais um flagrante envolvendo outro ônibus.

Ainda nas redes sociais, muita gente afirma ser contra, que a alteração vai provocar retenção no trânsito logo num trecho central da cidade.

Comentários