Jornal Fato

Cachoeiro de Itapemirim, ES, sexta, 24 outubro 2014.

Você está aqui: Economia Notícia 3 Mineroduto: vagas pelo Sine

Mineroduto: vagas pelo Sine

O consórcio GDK-Sinopec - empresas responsáveis pela excussão da obra da terceira linha do mineroduto da Samarco - se reuniu com empresários cachoeirenses no início da semana para apresentar o projeto, que abrange 400 km entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

As vagas - no total de 2 mil para a região sul – serão oferecidas, a partir do próximo mês, através da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Cachoeiro. A data ainda será divulgada.

 

O consócio deve disponibilizar oportunidades de emprego para os cargos de ajudante geral, engenheiro, soldador de duto, operador de escavadeira, motorista, entre outros, segundo Antônio Geraldo Guimarães, engenheiro da firma GDK.

“Ainda não nos enviaram a relação das vagas para a obra, por isso ainda não sabemos os números corretos a respeito dos cargos”, informou a funcionária de captação de vagas do Sine, Luciana Rosa.

A obra faz parte do Projeto Quarta Pelotização, da Samarco, conhecido como P4P. O investimento é de R$ 1,6 bilhão. O empreendimento transportará minério de ferro de Minas Gerais até a sede da Samarco, em Anchieta

O mineroduto, além de Cachoeiro e Anchieta, passará pelos municípios capixabas de Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Vargem Alta, Rio Novo do Sul, Itapemirim e Piúma.

Após a conclusão do projeto, prevista para 2014, é esperada a geração de 500 empregos diretos em Ubu, onde fica a indústria. A 4ª usina de pelotização e o mineroduto demandam, no total, investimentos na ordem de R$ 5 bilhões.

A expectativa é de que o projeto também contemple os setores metal-mecânico e de construção civil em Cachoeiro, além de aumentar a demanda por prestação de serviços em diversas áreas.

Durante as obras do projeto de expansão, a Samarco pretende, prioritariamente, adquirir produtos e serviços de fornecedores locais – cuja meta de contratação é de 35%.

As empresas que atenderem aos critérios de qualidade, requisitos de saúde, segurança ocupacional e meio ambiente, estarão aptas a serem fornecedoras, desde que sejam as vencedoras das concorrências a serem realizadas, segundo a assessoria de imprensa da mineradora.

A Agência do Trabalhador de Cachoeiro de Itapemirim fica na Rua 25 de Março, nº. 71, Centro. Telefones: (28) 3522-6946 e 3522-5612.

Proprietários de terra

De acordo com a Samarco, para a construção da terceira linha do mineroduto, as negociações levarão em consideração o direito do uso da faixa existente com os dois primeiros minerodutos. Para tanto, será feito um “Termo de Acordo” com todos os proprietários, oferecendo o ressarcimento das culturas que serão danificadas.

Beatriz Caliman

 

Legenda: Consórcio GDK-Sinopec deve gerar dois mil empregos no Sul do Estado durante obra do terceiro mineroduto da Samarco. Vagas serão oferecidas através do Sine de Cachoeiro

Mineroduto: vagas pelo Sine