Baixo nível do rio Itapemirim assusta cachoeirenses - Jornal Fato
Meio Ambiente

Baixo nível do rio Itapemirim assusta cachoeirenses


Fotos: Dayane Hemerly

 

O calor volta a Cachoeiro e, com a falta de chuva, o nível do rio Itapemirim baixa consideravelmente. Moradores comentam assustados com a situação.

 

No bairro Baiminas, a dona de casa Maria do Carmo, que mora às margens do rio, comenta que observa o volume de água todas as manhãs.

 

"É inacreditável como o rio tem baixado tão rápido. Todos os dias percebo que o nível baixa pelo menos três palmos. Muitas pedras que não aparecem, pois ficam submersas, agora podemos ver com bastante nitidez", comenta.

 

Outro cidadão, que passa constantemente pela Beira Rio diz que o volume diminui absurdamente, desde o mês passado.

 

"Todos os dias eu observo o volume do rio por uma marcação pessoal. De um dia para o outro há uma diminuição absurda. Isso não pode ser natural".

 

Nas redes sociais os internautas também se preocupam.

 

"Meu Deus! Que situação preocupante. E vejo pessoas lavando carro e frente de casas tranquilamente", comenta Érica.

 

Conforme o Clima Tempo, não há previsão de chuva para os próximos dias. Podendo chover apenas no dia 21, mesmo assim, nos outros dias o sol volta a aparecer.

 

No final do mês de setembro, a BRK Ambiental informou que apesar da expressiva baixa no volume de água, a vazão média do Rio Itapemirim é superior ao mesmo período do ano passado, quando o manancial chegou ao mais baixo índice já medido.

 

Disse ainda que não há risco de racionamento.                   

 

A BRK também pediu a colaboração da população no sentido de acionar a empresa, por meio do telefone gratuito 0800 771 0001, quando identificar pequenos vazamentos na rede de água, para que as equipes de manutenção possam efetuar o devido reparo e, assim, seja evitada perda.

 

Confira a nota completa AQUI

Comentários