Projetos ambientais avançam em Cachoeiro - Jornal Fato
Meio Ambiente

Projetos ambientais avançam em Cachoeiro

. Com a ampliação desta frente do projeto Vem Reciclar, a iniciativa agora possui 53 coletores distribuídos na área urbana e interior


- Divulgação/PMCI

Neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim (Semma) instalou 30 novos pontos de entrega voluntária (PEV) de lixos secos reaproveitáveis, como plásticos, papel e metal, em diferentes regiões do município. Com a ampliação desta frente do projeto Vem Reciclar, a iniciativa agora possui 53 coletores distribuídos na área urbana e, desde abril, também no interior.
Outro destaque de 2018 foi o projeto Nascentes Vivas, lançado em março, com o objetivo de recuperar, em três anos, 1.500 nascentes localizadas em áreas rurais de Cachoeiro.
Por meio desta ação, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), a Semma atendeu este ano 32 nascentes e 26 propriedades. Seus proprietários receberam, como condicionante processual, kits com arame, mourão e grampo, para o cercamento das nascentes. O trabalho inclui, ainda, educação ambiental para a preservação e conservação dos recursos hídricos.

Descarte de resíduos eletroeletrônicos e limpeza de córregos urbanos
A Secretaria de Meio Ambiente também alcançou resultados positivos, em 2018, com a campanha de descarte de resíduos eletroeletrônicos, em que recolheu aproximadamente 40 toneladas; e com a ação conjunta de limpeza de córregos urbanos e educação ambiental das comunidades de entorno, atendendo aos córregos Amarelo, em junho, e Coramara, em novembro e dezembro.
O mutirão faz parte de acordo de cooperação técnica para revitalização dos córregos. Nela, atuam as secretarias municipais de Governo (Semgov), de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), de Saúde (Semus), de Obras (Semo), de Meio Ambiente (Semma), de Serviços Urbanos (Semsur), a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), BRK Ambiental e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro (Fammopoci).

Política de Educação Ambiental e outras ações
Tiveram relevância ainda, neste ano, as audiências públicas para a elaboração da Política Municipal de Educação Ambiental. O documento foi apresentado aos conselhos municipais de Educação e de Meio Ambiente. As audiências ocorreram na área urbana de Cachoeiro, no interior e, também, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme), ocasião esta voltada para profissionais que atuam na pasta. 
Além das ações relacionadas à construção do projeto de lei, a Semma realizou, dentre outras atividades, a revitalização da sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim), palestras - 13, ao todo - e diversas oficinas, cujo um dos temas foi gestão de resíduos no setor de transportes.
"A Semma vem dando passos largos a consolidar tanto através de medidas administrativas, como ações compensatórias ou mitigadoras, quanto à aplicação de verbas e recursos para projetos no cuidado do Meio Ambiente. Cabe o bom e importante destaque que, em força conjunta com conselheiros do Comanci e, também, a instrução e diálogo com o Ministério Público, os atos têm sido melhor balizados numa conduta legal e imparcial", destaca Milas Alves, secretário municipal de Meio Ambiente.

Comentários