Começa hoje o período de defeso do caranguejo - Jornal Fato
Meio Ambiente

Começa hoje o período de defeso do caranguejo

Nesse período é o tempo que os crustáceos realizam a troca da carapaça ou casco para crescerem


- PMPK

Começou nesta segunda-feira (1º), até 31 de dezembro, o período de defeso do caranguejo Uça nas sudeste e sul do país. Nesse período é o tempo que os crustáceos realizam a troca da carapaça ou casco para crescerem. A regulação foi criada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Portaria n° 052, de 2003.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) de Anchieta, nesse período fica proibido a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização o armazenamento e a comercialização da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente por caranguejo-uçá. 

Conforme a bióloga da Seman, Amanda Pimentel, nesse período de crescimento o caranguejo é conhecido como 'caranguejo de leite', em virtude de seu casco ficar amolecido e com uma substância esbranquiçada. Segundo Pimentel, se o crustáceo for ingerido pelo ser humano nessas condições, pode provocar fortes dores asbdominais e diarréia. 

O período de defesa é dividido em duas fases: 01/10 a 30/11 para todos os indivíduos (machos e fêmeas) e de 01/12 a 31/12 somente para as fêmeas. 

De acordo com técnicos do Ibama, o defeso do caranguejo é necessário para garantir a manutenção das espécies do crustáceo e preservação dos manguezais e todo estuário responsável pela renovação da fauna marinha. 

A Secretaria informa que durante esse período será realizada uma intensa fiscalização, com rondas (diurnas e noturnas) pela equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Polícia Militar Ambiental e do Ibama. A Seman informa ainda que serão realizadas campanhas itinerantes de educação ambiental nestes períodos, a fim de sensibilizar e informar à população e aos catadores sobre a importância do defeso para a existência da espécie.   

Durante o defeso, os catadores de caranguejo têm direito a um seguro da Previdência Social. O benefício é concedido durante o defeso (outubro e novembro), quando é proibido pescar ou catar o crustáceo.

 

Consumidores podem ajudar

A preservação das espécies é responsabilidade não apenas dos catadores. Os consumidores também têm um papel importante no respeito ao defeso. Uma forma de praticar o consumo responsável é preferir outras espécies, recusar o consumo durante o defeso e denunciar a venda irregular da espécie. 

A Seman ainda orienta que mesmo em períodos que a cata é liberada é preciso observar o tamanho mínimo da espécie comercializada.

Comentários