Câmeras de videomonitoramento colabora na resolução de crime - Jornal Fato
Polícia

Câmeras de videomonitoramento colabora na resolução de crime


O sistema funciona 24 horas e é mantido por meio de parceria entre estado e prefeitura (Foto: Divulgação)

 

As câmeras de videomonitoramento do centro de Cachoeiro de Itapemirim foram essenciais para resolução de crime de furto, nesta semana. A prisão do suspeito e a recuperação dos itens ocorreram no início da manhã de segunda-feira (16), pouco mais de meia hora após o crime, em loja na rua Capitão Deslandes.

 

Além de acionar o Ciodes, a equipe da prefeitura que monitora as câmeras forneceu os dados sobre as características do suspeito, o que permitiu a identificação e a abordagem, em uma rua próxima à Casa de Cultura Roberto Carlos, no bairro Recanto. Após confessar o delito, ele informou onde estavam cinco sacolas, com R$ 97 em dinheiro e roupas furtados na loja.

 

"A agilidade dos servidores que atuam no videomonitoramento e os dados repassados ao Ciodes foram essenciais para que a Polícia Militar abordasse o suspeito e recuperasse o que foi levado da loja", destacou o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes.

 

Segundo ele, a ação constante dos agentes na observação, ao vivo, e na análise das imagens, feitas diariamente na região central neste ano, está pautando investigações diversas, que correm sob sigilo para o bom andamento do trabalho por parte das forças de segurança.

 

O videomonitoramento funciona 24 horas e é mantido por meio de parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), com cerca de 40 câmeras. Vinte servidores treinados atuam no sistema, para monitorar e prevenir delitos nas vias e praças públicas. Além disso, 100 escolas que possuem sistema de câmeras são também monitoradas pela equipe.

Comentários