Operação flagra poços e captações irregulares - Jornal Fato
Polícia

Operação flagra poços e captações irregulares

A ação teve o objetivo de orientar os agricultores no sentido de obterem as devidas outorgas para uso da água e punir quem construiu poços recentemente


Foto: Diretoria de Comunicação PMES 

 

Terminou na noite desta sexta (03) operação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) que fiscalizou poços escavados e captações de água irregulares no estado. A ação teve o objetivo de orientar os agricultores no sentido de obterem as devidas outorgas para uso da água e punir quem construiu poços recentemente em área de preservação permanente (APP).

 

O planejamento da operação privilegiou os locais onde a captação de água encontra-se em nível crítico. Foram mais de 12 horas de atividade que se iniciou às 7h00 da manhã e finalizou por volta das 20h00. Os 57 policiais empenhados na ação foram distribuídos em 21 viaturas. Os agentes lavraram 119 boletins de ocorrência, percorreram mais de três mil quilômetros durante a fiscalização.

 

O BPMA atuou nos municípios de Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Viana, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Aracruz, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Pancas, Jaguaré, Atílio Vivácqua e Muqui. Foram lacradas 14 bombas de irrigação instaladas em rios em situação de abastecimento mais grave, indicados pela Agência Estadual de Recursos Hídricos.

 

Os poços recém construídos e outros crimes como manutenção de animais em cativeiro e terraplanagens irregulares foram registrados por meio de Termo Circunstanciado (TC), os proprietários flagrados com poços consolidados foram orientados a procurarem a AGERH para regularizar a situação quanto a utilização da água via outorga.

 

Essa é a terceira grande operação do BPMA realizada em 2016. A primeira "Foz de Rio", foi realizada em abril visou inibir o lançamento de esgoto nos principais rios que abastecem o Espírito Santo. Em maio ocorreu a operação "Poço escavado I" e em junho a operação "Poço Escavado II", ambas visando garantir o uso prioritário dos recursos hídricos para o abastecimento humano e animal.

Comentários