PC realiza operação contra roubos em Cachoeiro - Jornal Fato
Polícia

PC realiza operação contra roubos em Cachoeiro

Os policiais estão também focados em pessoas que compram aparelhos roubados


Foto: Divulgação PC

A Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) de Cachoeiro de Itapemirim, com apoio de policiais civis da 7ª Regional, realizaram na noite de terça-feira (16) a "Operação Ghost Rider". A ação que visa combater roubos durou até a madrugada de quarta-feira (17). Menores com pequenas quantidades de drogas foram abordados. Contra eles foram lavrados Termos Circunstanciais.

Segundo a Polícia Civil, a operação significa "Motoqueiro Fantasma" e refere-se aos diversos roubos que têm acontecido na cidade, cometidos, em sua maioria, por dois indivíduos em motocicletas. Cerca de 19 policiais e um delegado fizeram parte.

A Operação teve objetivo somente a abordagem de motos conduzidas por indivíduos suspeitos, principalmente conduzidos por duas pessoas. Os agentes percorreram vários bairros do município, dentre eles os que vêm ocorrendo mais assaltos como Boa Vista, Aeroporto, Gilson Carone, Coramara, Alto União, Monte Belo, Amarelo e Independência.

Segundo o Delegado José Augusto Militão Guedes Junior, titular da DEIC, que comandou o procedimento, a ação foi um sucesso. Foram abordadas cerca de 30 motos e 20 indivíduos.

Neste tipo de roubo, geralmente, dois indivíduos em motocicletas abordam vítimas, sendo o carona aquele que porta a arma de fogo, usando capacetes. Este assessório dificulta na identificação dos criminosos e isso dificulta o trabalho da polícia. Além do mais, de acordo com a PC, os criminosos aproveitam das brechas das Leis e não podem ser presos fora de flagrante, o que gera a impunidade e aumento desse crimes.

Neste ano, a Deic constatou que grande parte dos roubos foram de aparelhos celulares. Os investigadores, contudo, estão focados em pessoas que compram aparelhos. Por causa disso, vários aparelhos foram recuperados nos últimos meses. A pessoa que é detida com aparelho roubado é autuada por crime de receptação.

A Polícia pede a população que não compre aparelho celular sem nota fiscal, principalmente os que são vendidos em redes sociais. Além de estar "alimentando" o aumento dos roubos, podem ser processados.

A PC irá realizar novas operações, porém ainda não há datas nem horas para acontecerem. "Os próprios bandidos se comunicam entre si, a exemplo disso, foi o fato de não ter ocorrido nenhum roubo durante o horário que os policiais estavam na rua".

Comentários