PM divulga resultados da Operação Força Total - Jornal Fato
Polícia

PM divulga resultados da Operação Força Total


Fotos: Divulgação/PM

 

O 9º Batalhão da Polícia Militar finalizou na manhã desta quinta-feira (07) a Operação "Força Total" realizada em toda área de abrangência da unidade, que inclui os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui, Mimoso do Sul, Castelo e Vargem Alta.

 

O intuito da ação, que teve início às 8h00 desta quarta-feira (06) com duração de 24h00, foi intensificar a presença ostensiva da corporação nas ruas, além de diminuir os índices de criminalidade. A PM obteve êxito na apreensão de arma de fogo, munições, entorpecentes e uma grande quantidade de mídias piratas e jogos proibidos. Um total de 25 pessoas foram detidas.

 

Durante todo o andamento da operação, o 9º batalhão intensificou o policiamento preventivo nas cidades e também investiu no policiamento repressivo, saturando os pontos de maior índice de criminalidade de cada região. O objetivo consistiu em oferecer maior visibilidade da polícia a fim de reduzir as oportunidades e situações que favorecem as práticas de crimes, além de prevenir e reprimir o tráfico de entorpecentes e armas, crimes contra o patrimônio, homicídios, contrabando e pirataria. Foram realizados cercos táticos, pontos de bloqueio, abordagens, visitas tranquilizadoras, blitzen de trânsito, cumprimentos de mandado de prisão, entre outras ações.

 

Ao todo foram empregados 155 policiais em 54 viaturas, compreendendo o radiopatrulhamento, moto e ciclopatrulhamento, pelotão de trânsito e reforço administrativo. Em Cachoeiro de Itapemirim, foram abordados 58 veículos, 53 motocicletas e 190 pessoas. Foram confeccionados 18 autos de infração, com recolhimento de três documentos de veículos e uma carteira de habilitação. A PM abordou quatro estabelecimentos e realizou a apreensão de três máquinas caça níqueis, 189 blocos de jogo do bicho, além de baralhos e a quantia total de R$ 4.187,10 em espécie. Oito pessoas foram detidas durante as ocorrências.

 

Foram apreendidas também 2.955 mídias piratas em ações nos bairros Guandú, Centro e Amarelo. No bairro Vilage da Luz, os militares apreenderam uma espingarda calibre 32, cinco munições de mesmo calibre e três buchas de maconha. Ninguém foi detido.

 

Durante patrulhamento e abordagens nos bairros Amaral, Parque Laranjeiras e Valão, a PM apreendeu 20 buchas de maconha, seis cigarros da mesma droga e uma pedra de crack.  Seis pessoas foram detidas, e três menores apreendidos. Um jovem de 19 anos também foi conduzido por apresentar mandado de prisão em aberto durante ação no bairro Aeroporto.

 

Na área da 2ª Cia, que compreende Atílio Viváqua, Muqui e Mimoso do Sul, foram abordadas 30 motocicletas, 18 veículos, 7 táxis, 3 coletivos e 142 pessoas.

 

Na área da 3ª Cia, que envolve os municípios de Castelo e Vargem Alta, foram abordadas 227 motocicletas, 141 veículos, dois táxis, cinco coletivos e 614 pessoas. Foram confeccionados 69 autos de infração, com recolhimento de uma carteira de habilitação. As ações em Vargem Alta resultaram na apreensão de 4.876 mídias piratas. Três pessoas foram detidas. Em Castelo, a PM apreendeu sete máquinas caça níqueis e oito munições calibre 22 em ocorrências isoladas. No total, cinco pessoas foram presas.

 

De acordo com o comandante do 9º Batalhão a Operação "Força Total" é o desfecho do Plano de Operações da PM na região, congrega todos os esforços de polícia ostensiva para inibir a prática criminosa seja nas ruas, veículos, bares e zona rural.

 

"O resultado mostrado ilustra o quanto de problemas ainda possuímos nas cidades e que normalmente não conseguimos combater no dia a dia. E como já dissemos, a Operação Força Total acontecerá regularmente em nossa região. Precisamos que a população contribua conosco e continue denunciando através do telefone 181", frisa o comandante.

Comentários